sábado, 19 de maio de 2018

Um texto polêmico do Blog Professor Tim: ao mesmo tempo que celebro o aniversário do consagrado radialista Luís Augusto, condeno as duas ditaduras que ele defende no Jornal Seara!

No dia do aniversário de Luís Augusto publico/posto um texto original condenando as duas ditaduras que ele defende no Jornal Seara: ditadura evangélica/ditadura militar!
Nascido hoje (19 de maio), no mesmo dia em que nasceu o apresentador/jornalista José Luiz Datena (TV/Rádio Bandeirantes), de quem é fã, o radialista Luís Augusto é o aniversariante da presente data. Trata-se Luís Augusto de um cidadão de bem, de um filho e de um pai de família respeitado, de um profissional de rádio dos mais consagrados.
Mas não é a parte pessoal do aniversariante que trata o presente texto (original) que eu estou digitando e vou publicar.
Mas a parte e a questão profissional e ideológica do radialista Luís AugustoA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna -comunicador consagrado do rádio local e regional e atualmente na apresentação do Jornal Seara (Rádio Seara, do meio dia às duas da tarde), ao lado de Zilanda Pontes e de Luiz Sousa.
Embora veja aspectos positivos em Luís Augusto (boa voz e qualidades radiofônicas), os aspectos negativos dele como apresentador âncora do Jornal Seara estão levando são superiores. Luís Augusto defende duas ditaduras no Jornal Seara: ditadura evangélica e ditadura militar.
Fanático religioso/crente convertido ao Senhor e Salvador Jesus (congregando e pregador da Escola Dominical na Igreja Evangélica Estrela da Manhã: Bairro da Timbaúba), Luís Augusto, de forma autoritária e ditatorial contra a liberdade religiosa e o ecumenismo religioso, não permite notícias e informações sobre outras religiões/credos religiosos no Jornal Seara.
Bispos, freiras e padres católicos não são entrevistados de forma alguma e as atividades religiosas católicas nunca são divulgadas: exemplo maior são as missas, as novenas e as procissões da Paróquia de Nossa Senhora das Graças e de outras paróquias da Diocese de Crateús -sob o comando pastoral do eminente bispo Dom Ailton Menegussi.
A Umbanda e a Macumba, cultos religiosos afro-descendentes, são totalmente excluídos, pois nunca se ouviu a entrevista de pais ou mães de santos no Jornal Seara. E o Espiritismo, doutrina de fé que prega a reencarnação, não tem espaço algum pelo fato do doutrinador espírita José Matos, sempre vindo a Nova Russas para excelentes palestras espíritas, nunca foi entrevistado por Luís Augusto.
Disse ditadura evangélica, mas ressalvo ditadura de apenas algumas denominações. A Igreja Cristã Evangélica, por meio de uma missão evangélica (sediada nos Estados Unidos), pauta a programação dos programas e também do Jornal Seara: que é bem fundamentalista cristão e evangélico.
Mas o pior mesmo é Luís Augusto defender a volta da famigerada ditadura militar, a quem chamou chamou de regime e de revolução (mesma linguagem dos golpistas de 64), com um argumento dos mais piegas. A de que, nos anos 80 (Século XX), quando estudante (classe média) em Fortaleza, a violência era bem menor e podia até jogar bola no meio da rua.
Absurdo dos absurdos. Luís Augusto defender o retorno da ditadura militar por um argumento tão piegas. Defender a ditadura apenas para se opor, segundo ele, à ditadura comunista-bolivariana do PT, do PSOL e de seus asseclas ou puxadinhos esquerdistas da Esquerda no Brasil.
Esquerda que Luís Augusto não economizou adjetivos bem negativos: "Esquerda no Brasil é decrépita (ultrapassada, ultrajada) e corrupta moral e eticamente, servindo apenas para defender bandidos, vagabundos, pedófilos e outros tipos de marginais do nosso país".
Um pensamento pobre, sectário e intolerante de Luís Augusto na defesa da ditadura militar, revelando-se hoje um fundamentalista raivoso da direita cristã e da extrema direita militar no radiojornalismo, esquecendo as lições de isenção e de imparcialidade dos bons manuais de jornalismo.
Mas como Luís Augusto está querendo a volta urgente urgentíssima da ditadura militar no Brasil, e como foi comum na relação dos militares com a imprensa, haveria uma mudança e uma novidade presente em todas as edições do Jornal Seara, a partir do retorno da ditadura militar:
Presença de um censor para não deixar Luís Augusto falar besteiras e baboseiras!
Assuntos e pautas principais do Jornal Seara: nova prisão de José Dirceu, críticas de Flávio Rocha contra Ciro, denúncia contra a senadora Gleisi Hoffmann, retirada de direitos carcerários de Lula; barraco na Assembleia entre os deputados Capitão Wagner e Evandro Leitão, aumento da violência urbana no Ceará; resumo das sessões ordinárias das Câmaras de Tamboril e de Nova Russas, prisão e soltura do vereador Paulinho Teles (Crateús) etc.
Sectário de Direita e alienado de Esquerda...
Luís Augusto, por nunca ter militado ou participado ativamente dos partidos de Esquerda (PT, PSOL, PC do B); ou nunca ter lido livros do Marx e de Engels, de Weber, de Gramsci, do Che Guevara, de Florestan Fernandes, de Lukács, entre outros pensadores/filófosos, é um alienado/cego ideológico sem entender nada do que seja a Esquerda.
Foi o que fez Luís Augusto, a partir das criticas de um presidenciável conservador/neoliberal do PRB (partido da Igreja Universal do Reino do Edir Macedo), apoiando a crítica dele de que Ciro Gomes é de Extrema Esquerda e quer implantar uma ditadura bolivariana no Brasil, caso vença as eleições.
Ciro Gomes nunca foi de Esquerda quanto mais de Extrema Esquerda. Ciro, no máximo, é de Centro Esquerda. Muito menos o PT quer uma ditadura nos moldes de Cuba ou da Venezuela do Chavismo/Maduro -que é mais um capitalismo de Estado nacionalista e estatizante do que uma ditadura comunista totalitária.
Se fosse militar na Esquerda comunista/trotiskista (PC do B, PSOL), Luís Augusto seria chamado de 'militante' ou de militante 'porra louca' -que não sabe o que fala e nem sabe o que diz.
Mas é perdoável o que Luís Augusto fala da Esquerda.
Exatamente por não saber nada da Esquerda!
Quer trabalhar no Jornal Seara: seja evangélico!
Considerado o mais evangélico dos jornais radiofônicos da região, o Jornal Seara tem uma equipe totalmente de repórteres, de apresentadores e de correspondentes evangélicos. Luís Augusto congrega na Estrela da Manhã, Zilanda Pontes e Luiz Sousa congregam na Igreja Cristã Evangélica.
Cícero Maia, correspondente do Jornal Seara em Tamboril, faz parte da Igreja Batista, e Assis Moreira (correspondente em Crateús) congrega na Assembleia de Deus, bem como os correspondentes Cristiano Pereira e Roberto Lira, respectivamente, do Ipu e de Varjota.
Uma equipe totalmente evangélica.
Paz do Senhor a todos!
Autoritarismo com os ouvintes...
Nunca soube Luís Augusto lidar com os ouvintes. Os que participaram por telefone, Luís Augusto demora a colocar no ar e até derruba as ligações. Quando é questionado pelos ouvintes, como foi pelo Antonio do Tamarindo, tira imediatamente do ar da maneira mais autoritária.
Razão de que não tenha mais ouvintes para ligar.
Prefiro mil vezes...
A Zilanda Pontes cantando salmos ou citando versículos na Igreja Cristã do que na apresentação do Jornal Seara. Precisa melhorar muito.
Mas é melhor do que o Luiz Souza, que gagueja demais.
Uma lição comercial...
Alguns comércios de Nova Russas são patrocinadores do Jornal Seara (Supermercado MARTMAG, Paraíso Hotel, Metalúrgica Santo Expedito etc.), mas isso não impede em nada de elogiar ou criticar tais comércios, ou mesmo colocar ouvintes no ar para fazer o mesmo.
Expressões do Original...
Luís Augusto tem algumas expressões bem originais dele. Antes dos blocos dos intervalos, sempre diz: vamos abrir uma janela de comerciais; vamos acelerar os comerciais para não ficarmos devendo nada a ninguém. Vamos retornar a Varjota: fala aí Roberto Lira. Não estou lhe ouvindo bem, por favor, procura um lugar mais alto, para ligações não boas.
Poderia aqui está dizendo outra coisa, mas a violência está muito grande.
E o que vou dizer agora é muito preocupante.
Tapem os ouvidos...
Para o debate entre Luís Augusto e o cidadão Afonso Marques, cada um querendo ser dono da verdade, dono da razão, querendo ser o mais sabido do que o outro, como ocorreu recentemente no Jornal Seara. 
Mesmo que não seja historiador ou não seja formado em História, mas goste de História, o cidadão Afonso Marques colocou a culpa da crise e da corrupção no Brasil pela questão da colonização portuguesa.
Uma afirmação sem base histórica e antropológica.
E o Luís Augusto, com o erro de sempre, de dizer que os políticos brasileiros do PT e do PMDB, entre outras quadrilhas, roubaram a Petrobras, razão do petróleo ser tão caro.
Ora, Luís Augusto!, quem roubou ou rouba a Petrobras é a Shell e outras multinacionais dos EUA, da Inglaterra.
Sei lá... sei não...
Mas o Luís Augusto perdeu quase 70% dos ouvintes.
Túnel do tempo...
Que fim levaram muitos ouvintes do Jornal Seara?
É o novo...
Ouvinte das antigas lembrando que, em 1989, Luís Augusto era a maior audiência ao lado de Moésio Loyola, no Alô (Alô) Nova Russas.
___________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário