sábado, 12 de maio de 2018

Coluna do Blog Professor Tim celebrando o Dia Mundial da Enfermagem e dos Enfermeiros e das Enfermeiras!

12 de maio: Hoje é a data mundial dos anjos e dos heróis enfermeiros e enfermeiras! 

#12 de Maio deve ser celebrado sempre como uma das datas mais importantes da saúde pública do Planeta#.
É a data celebrativa e comemorativa do Dia mundial/internacional dos Profissionais de EnfermagemA imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Natálya Martins, pessoas sorrindo: enfermeiros/as que salvam milhões de vidas nos hospitais e maternidades, nos Postos de Saúde, nas mais diversas unidades de saúde, ao lado dos médicos e de outros profissionais maravilhosos.
Os enfermeiros e as enfermeiras são fundamentais para salvar vidas tão quanto os médicos. 
<Usando o sagrado branco nos jalecos, nas touquinhas cirúrgicas, e até prescrevendo alguns medicamentos, os profissionais de enfermagem (hoje com seu dia heróicoResultado de imagem para fotos e imagens do Dia Mundial da Enfermagem - facebook> são os anjos da guarda de muitos pacientes internados ou em estado terminal.
Sejam profissionais de enfermagem com nível superior, ou mesmo os  técnicos ou auxiliares de enfermagem, formam o maior exército do Globo para salvar muitas vidas.
E o 12 de maio de 2018Resultado de imagem para fotos e imagens do Dia Mundial da Enfermagem - facebook, celebrado hoje no Sábado, dia que Deus terminou sua obra de criação do Céu e da Terra, revela a proteção divina para todos os enfermeiros. 
Dia Mundial da Enfermagem é uma dádiva divina!
Data é homenagem a Florence...
A data histórica da enfermagem surgiu e foi graças à famosa enfermeira Florence Nigthingale -cristã inglesa ou santa da lâmpada [sempre, em todos os momentos, com a luz acesa em sua barraca, esperando doentes], que, a partir de um chamado de Deus, decidiu ser enfermeira profissional. 
Florence fundou, em Londres, no ano de 1860, a primeira escolar secular de enfermagem do mundo ocidental.
Daí nossa justa homenagem a todos os enfermeiros/as, pelo desejo de Florence, a todos profissionais de enfermagem, cuja data principal de celebração é 12 de maio
Que, de maneira integral e holística, ajudam na recuperação e reabilitação de todos os doentes, ao lado dos médicos e de outros profissionais de saúde pública e coletiva.
Profissionais de saúde essenciais, de acordo com a ética do Conselho Federal de Enfermagem (Confen) e dos Coren [Conselhos Regionais de Enfermagem], em várias atividades paralelas às atividades médicas e hospitalares.
Verificam a pressão arterial e o nível de glicemia, primeiros socorros, curativos e outros atos, aplicação de injeções, prescrição de alguns remédios e muito mais.
Breve historicização, funções básica e o DNA acadêmico Enfermagem...
Em seus primórdios, a Enfermagem tinha relação estreita com a maternidade, e era feita exclusivamente por mulheres. 
A enfermagem moderna evoluiu muito, aproveitando recursos e conhecimentos científicos das várias ciências da saúde.
O profissional de enfermagem [nivel superior] trabalha com diversas especialidades: doenças infecciosas, endocrinologia, endoscopia, estomaterapia, gerontologia, ginecologia-obstetrícia, Neonatologia, Nefrologia, Nutrição Parenteral, Psiquiatria e Saúde Mental, Terapias Naturais/Tradicionais/Complementares e a enfermagem forense.
Revelando que, em pleno Século XXI, os enfermeiros estão muito bem. Avançados. Competentes. Dinâmicos.
Excelentes Profissionais de Enfermagem em Nova Russas...
Não fossem os profissionais de enfermagem atuando em Nova Russas, nossa saúde pública seria uma tragédia.
Temos excelentes e competentíssimos profissionais de enfermagem. Temos a enfermeira Lihana de Paulo, diretora do Hospital Municipal José Gonçalves Rosa. 
Na mesma unidade hospitalar, temos as qualificadas e dignas enfermeiros e enfermeiras: Fabrina Barros, Thayná Martins, Tamyres Firmino, Ana Flávia Virgílio, Fabrina BarrosA imagem pode conter: 13 pessoas, incluindo Tamyres Firmino, Rucilane Duarte, Aluizio Kelly Freitas, Liahana De Paulo e Fabrina Barros, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna, Kelly Freitas, Eliane, Hebim Gomes, Márcio Freitas, entre outros.
Em outros setores, trabalham profissionais de enfermagem consagrados e talentosos: Maria AntoniaA imagem pode conter: 19 pessoas, incluindo Tamyres Firmino, Kamylla Rezende, Fabrina Barros, Liahana De Paulo, Rucilane Duarte e Maria Antonia, pessoas sorrindo, pessoas em pé e multidão, Natalya Martins, Ana Martins, Camila Costa, Gabrielle Farias, Ronaldo, Bebela, Kátia Férrer, entre outras.
São as doutoras competentes da Enfermagem.
Curso de enfermagem dura 4 anos...
Realizado em faculdades, universidades e escolas de enfermagem do Brasil. 
Cursos com uma visão bem generalista para a boa formação do profissional de enfermagem. Compreendendo, em seu disciplinamento, disciplinas próprias das ciências biológicas: anatomia, microbiologia, cistologia, histologia, parasitologia.
Compreendendo: fundamentos de sociologia, da psicologia, da história natural, da antropologia, a partir do primeiro semestre. 
O estágio é obrigatório, sempre supervisionado por professores e por enfermeiros em atividade profissional. 
No final do curso é exigido um trabalho de conclusão ou monografia.
Vacinando contra H1N1...
Nossos dedicados enfermeiros/as estão prestando um grande serviço à campanha de vacinação contra a terrível gripe H1N1A imagem pode conter: texto. Estão vacinando as pessoas com risco de contrair tal gripe.
Musa e heroína da enfermagem...
Durante a Guerra do Paraguai, a enfermeira Ana Neri salvou muitas vidas, de um lado e outro do confronto bélicos entre forças paraguaias contra a Tríplice Aliança. 
Por isso, Ana Neri passou a ser a musa, patrona e heroína da enfermagem no Brasil. Rererenciada por todos os profissionais da enfermagem.

Utiliza muito seus conhecimentos de profissional de enfermagem para melhorar muito o Hospital Municipal e a própria saúde pública.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns profissionais de enfermagem que trabalharam em Nova Russas?
É o novo!
Enfermeira das antigas lembrado que fazia partos na antiga Maternidade Sinhá Farias, durante a década de 70. 
_________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário