quinta-feira, 19 de abril de 2018

Coluna do Blog Professor Tim sobre fatos da Mesa Diretora e das sessões da Câmara Federal!

Pluralismo na Presidência provisória da Mesa Diretora da Câmara Federal: a extrema direita militar, a "golpista", o JHC e o Manato!
Deixa eu explicar melhor!
Quando o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, se ausenta ou não chega atrasado para comandar as sessões ordinárias (extraordinárias/solenes) daquela Casa de Leis, quem assume interinamente são os dois vices presidentes (Fábio Ramalho-, do PMDB/MG e o 2º Vice André Fufuca: PP do Maranhão.
Na ausência dele, os outros membros da Mesa Diretora assumem provisoriamente, de acordo com a ordem e a hierarquia dos cargos restantes: do 1º ao 4º secretário, bem como os quatros suplentes de secretários da referida mesa diretora da Câmara dos Deputados.
O assunto não é apenas esse, mas o pluralismo político e ideológico. Deputados das mais variadas tendências já assumiram os trabalhos das sessões, na vacância dos titulares e do próprio presidente Rodrigo Maia -em vários momentos legislativos da atual Legislatura.
Coronel reformado da violenta Polícia Militar do Distrito Federal (PMDB), o coronel Alberto Fraga (DEM), conhecido por suas posições políticas e ideológicas de extrema direita, foi um dos que comandou a sessão ordinária na ausência de Rodrigo Maia e de outros membros titulares.
Mas quem melhor comanda a Mesa é o deputado JHC, do PSB de Alagoas. JHCResultado de imagem para fotos e imagens de jhc na presidência da camaraé um deputado inteligente, preparado, conhece bem o regimento interno por ser jurista. JHC é versátil, moderado, conhece bem os deputados e cumpre seu papel de presidente com maestria.
O veterano Manato é outro que comanda muito bem aquela Casa de Leis. Rápido em chamar os deputados para os discursos, não é burocrático, agiliza as falas e até cita dados biográficos e pessoais dos deputados -deixando os oradores satisfeitos com os elogios.
Deputada Raquel Muniz (belíssima)A imagem pode conter: 2 pessoas, do PSD/MG e chamada de golpista pelos petistas, comandou bem ontem a sessão da Câmara. Fez até uma bonita homenagem à Rainha do Samba no Brasil -mineira Ivone Lara-, cantando um dos sambas mais bonitos de sua autoria: "Sonho Meu".
Fábio Ramalho, Fufuca, Delegado Édson Moreira, Padre Luiz Couto (maestro e personalidade parlamentar nas lutas pelos direitos), foram outros que já comandaram a Mesa Diretora na função presidencial.
Revelando o pragmatismo ideológico da Mesa Diretora!
Extremismos ideológicos contra e a favor de Gleisi...
A entrevista da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) à TV (Al Jazeera), pedindo apoio da comunidade árabe para a liberdade do ex Presidente Lula, repetiu fortemente no plenário da Câmara Federal. Ligado à bancada da bala e da extrema direita militar, o Major Olímpio (PSL/SP)A imagem pode conter: 2 pessoas, tela, radicalizou contra a entrevista. Disse que Gleisi cometeu vários crimes contra a Pátria e contra o Estado brasileiro, ao tentar jogar povos e nações estrangeiras contra o Brasil, confirmando que entrou com várias representações com ela na Mesa do Senado.
O ultraconservador Pastor Eurico (Patriota de Pernambuco) foi que atacou duramente a senadora Gleisi. Disse que ela era corrupta e que merecia está na cadeia, por envolvimento dela no Mensalão, na Lava Jato e outras acusações de corrupção contra ela.
Na defesa de Gleisi, a deputada Maria do RosárioA imagem pode conter: 1 pessoa, tela(com uma blusa feminista) disse que Gleisi concedeu uma entrevista a uma televisão estatal (Al Jazeera), que é a mais importante do mundo árabe -como se fosse a Globo de lá. E que a Al Jazeera não tem nada a ver com prática de terrorismo.
Mesmo argumento das deputadas Benedita da Silva e Alice PortugalA imagem pode conter: 1 pessoa, tela. Já o deputado Orlando Silva, PC do B de São Paulo, chamou de ignorantes os críticos da entrevista de Gleisi. Dizendo que os árabes estão na formação étnica e racial do povo brasileiro.
Não vi nada demais na entrevista  de Gleisi para tanta balbúrdia no Congresso.
Visão primata congressual!
50 anos de Israel...
Deputado Luciano Pisaro (PSDB-SP), judeu fundamentalista, destacou os 50 anos da criação do Estado de Israel -em 1948. Fez uma narrativa sobre os preconceitos, os atentados e as guerras de outros povos contra a fundação e a organização do Estado Judeu.
Homenagens póstumas...
Grande orador da Paraíba, o deputado Rômulo Gouveia (PSDB) tem uma característica peculiar. Rômulo gosta de de fazer homenagens a personalidades paraibanas vivas ou mortas. José Luís Clerot (ex deputado federal) e o desembargador Francisco -que tinha um trabalho social muito justo e solidário na Paraíba, até mesmo distribuindo cestas básicas para diversas entidades.
Já outro deputado paraibana, Pedro Cunha Lima (também tucano) disse que a condenação de Lula foi justa e dentro do Estado Democrático de Direito, mas criticou alguns privilégios do Poder Judiciário no Brasil -sempre contra os pobres.
Guerra dos gaúchos...
Dois deputados da bancada gaúcha, fizeram um duro debate. Rebatendo o discurso do ex ministro (do desenvolvimento social) do governo Temer, Osmar Terra (PMDB/RS)A imagem pode conter: 1 pessoa, tela, o deputado petista Bohn GassA imagem pode conter: 3 pessoas, tela disse que Terra foi o pior ministro e que colocou novamente o Brasil na Mapa da Fome.
Governador sob suspeita...
Melhor orador da bancada do Maranhão, Hildo Rocha, colocou sob suspeita o governador do Maranhão, Flávio Dino (ou 'Stalindino'), na morte do médico Mariano Castro -encontrado morto em sua casa. Mariano Castro, disse Hildo, deixou uma carta acusando Dino de atos de corrupção.
Outra denúncias de Hildo contra Dino, dizem respeito às enchentes de alguns municípios maranhenses (Trizidela do Vale, entre outros) e o desprezo do governo pela falta de obras estruturantes.
Já o grande deputado João Marcelo NogueiraA imagem pode conter: 1 pessoa, também do MDB do Maranhão, atacou um jornalista vendido da revista VEJA (revista do imperialismo inglês escrita em Língua Portuguesa) que atacou a honra do maior fenômeno dos terreiros de Umbanda e de Terecô do Maranhão: Bita de Barão, guru espiritual do ex Presidente Sarney.
Votos de louvor...
Ex governadora do Rio Grande/deputada Yeda CrusiusA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e tela apresentou Moção de Congratulação para a Revista Voto -melhor do Rio Grande do Sul. 
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns ex presidentes da Câmara?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1989, Paes de Andrade era Presidente da Câmara.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário