segunda-feira, 5 de março de 2018

Coluna do Blog Professor Tim perguntando quem a PMCE vai bater continência na eleição para o governo do Ceará!

A quem a Polícia Militar do Ceará vai bater continência na eleição de governador: Camilo Santana ou Capitão Wagner?
Não é uma pergunta fácil de responder pela aproximação dos dois principais pré-candidatos ao governo do Ceará com a gloriosa Polícia Militar do Ceará -PMCE. O governador Camilo Santana, mesmo do PT, tem sido o mais militarista dos governadores cearenses.
Governador Camilo Superou, em termos de vinculação direta com a PMCE, até os 3 coronéis da ditadura militar: Virgílio, César e Adauto. Uma das principais ações deles foi o de promover soldados rasos a praças e praças a sub-oficiais, como não se fazia há décadas.
Numa ação mais militarista ainda, levou para as mais diversas regiões os mais diferentes agrupamentos da PMCE (Ronda, FTA, entre outros). Instalou Batalhões de divisas em Crateús/Poranga e em Campos -visando impedir a entrada de drogas e de armas vindas do Piauí e de Pernambuco.
Mas a principal militarista e de apoio à Polícia Militar foi a instalação dos Batalhões do violento Bpraio em várias cidades do interior do Ceará e da RMF: Caucaia, Maracanaú, Sobral, Iguatu, Aracati, Tianguá, Santa Quitéria, Canindé, Lavras da Mangabeira, Crateús.
Camilo incorporou tanto o espírito e a visão militar em seu governo, que tirou e postou em seu Facebook fotografia batendo continênciaImagem relacionada, como se militar fosse. Como se fosse membro da tropa da PMCE. Como se fosse um quadro efetivo militar, mesmo que não fosse.
Isso faz parte apenas de uma estratégia montada pelos Ferreira Gomes (FG) para que Camilo roubasse a principal bandeira de luta e de campanha eleitoral do pré-candidato a governador, Capitão Wagner, caso de uma prática governamental de militarização contra a sociedade. 
Camilo adotou tal estratégia por orientação dos FG, mas não entende muito do que seja a PMCE. Entende tanto de PMCE quanto o Pelé de astrofísica. Não sabe da forte hierarquia e disciplina dos membros da PMCE, criando uma união e uma unidade entre eles.
Não entende que a PMCE age como uma família militar, em que uns protegem os outros. Corporativismo da família militar
Algo que o Capitão Wagner, por ser e por ter moral na tropa, sabe muito bem. Capitão Wagner, como é oficial superior da PMCE, entende mais do tema do que Camilo e tem mais apoios dentro da família militar do que o governador Camilo.
Não sei se já respondi a pergunta acima, mas vou responder mais diretamente. Os Pm's e a PMCE vão bater continência para o Capitõ Wagner, exatamente por ser um membro da família militar do Ceará.
Camilo vai continuar sendo apenas um soldado raso sem patente na tropa da PMCE!
WO virou CW...
Muitos analistas e aliados do governador Camilo analisavam que ele seria eleito por WO, ou seja, não teria adversários na sucessão e ganharia no 1º turno
Aconteceu o contrário! 
O efeito CW, ou Capitão Wagner, está preocupando muito o governador Camilo e sua reeleição então tranquila.
Jovem e com uma boa imagem política, Capitão Wagner está recebendo apoio das principais lideranças de oposição e de vários partidos fortes. 
#O PSDB do senador Tasso e do deputado , o SD do deputado federal Genecias e da deputada Aderlânia Noronha, O PSD de Domingos Neto e Domingão as lideranças Fernanda PessoaA imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo e Roberto (futuramente no DEM ou no PSDB)#, entre outros, estão mais do que fechados no apoio à pré-candidatura do Capitão Wagner.
Eleição no Ceará para o governo está imprevisível.
Perguntar não ofende...
E as chacinas no Ceará, envolvendo PM's, farão parte do debate na sucessão de Camilo?
Túnel do tempo...
Que fim levou o Raimundão, eterno candidato da Extrema Esquerda no Ceará?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1990, Eudoro, o pai de Camilo, era eleito deputado estadual.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário