terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Redação do Blog Professor Tim condenando a repressão policial ao Bloco Zabumba e a morte do carnaval de Nova Russas!

Ao vivo da Redação: a repressão ao Zabumba e a morte do carnaval de Nova Russas!
A repressão policial acontecida  contra o popular e democrático  Bloco Zabumba (há 31 anos no carnaval de Nova Russas), um dos mais tradicionais e fantásticos blocos da história do carnaval de Nova Russas, inclusive, proibindo algumas de suas atividades (como a de soltar fogos):
Foi um dos mais duros golpes e funciona como uma própria sentença de morte contra as mais legítimas tradições carnavalescas do Carnaval Chame Gente -tradicional, ethos (auto-estima) e uma das nossas maiores manifestações culturais).
Decano do Grupo Zabumba e uma das nossas referências culturais (ex secretário de Educação e gerente aposentado do Banco do Nordeste), #Gonzaga Mourão, em seu (Face), narrou episódio autoritário e de insensatez, lembrando os piores anos da ditadura militar,  da "visita" de que membros do Bloco Zabumba receberam de dois policiais militares#:
A insensatez prevalece. Um duro golpe no coração do nosso carnavalAs autoridades responsáveis pela segurança pública ao invés de combater a violência provocada pelos ladrões de bancos, pelos assaltantes que diuturnamente atuam em nossa cidade, os estupradores os que praticam a saidinha nos bancos, e outros delitos mais, estão na verdade de olho é no Zabumba.
Hoje recebemos a desagradável visita de dois policiais com ameaças a todos os componentes do Zabumba, informando da proibição dos fogos já integrantes da tradição de nosso carnaval, reconhecido por lei, cuja participação do Zabumba é ponto alto na existência do mesmo.Os policiais foram taxativos ao afirmarem que em caso de não obdiência, teria de levar todos "algemados".
Os policiais foram taxativos ao afirmarem que em caso de não obdiência, teria de levar todos "algemados".
A narrativa de Gonzaga Mourão merece o apoio total de todos os novarussenses, diante do ato brutal de repressão contra o Bloco Zabumba -uma das referências mais tradicionais  dos foliões do nosso carnaval, até pela qualidade social, intelectual e moral dos seus membros.
Há no Bloco Zabumba pessoas qualificadas nas mais diversas áreas sociais: auditores da receita, gerentes de banco, professores universitários, funcionários públicos, engenheiros, advogados, funcionários da Assembleia Legislativa, comerciantes e empresáriosA imagem pode conter: 22 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé.
Pessoas de bem, que trazem rendas e investimentos para o nosso carnaval, apenas com o interesse maior de ajudar uma festa popular, como é o Chame Gente e o Carnaval e melhor da Zona Norte.
Tudo isso foi gerado por um certo Abaixo-Assinado entregue ao Ministério Público, cobrando que o carnaval de Nova Russas, especialmente na área e na rua do Zabumba (General Sampaio, uma rua quase deserta), sofresse modificações em seu horário e outras coisitas.
Por esse odioso Abaixo-assinado, seria o mesmo que, em Recife, os moradores do centro velho da capital pernambucana, proibissem o Galo da Mudrugada sair às ruas.
Já disse e vou repetir. O Carnaval é atemporal e milenar. Nem os Césares de Roma mexeram com o Carnaval. O Carnaval não pode ser regulamentado, pois vem antes do Direito Positivo.
Quando ao Sr. Prefeito Rafael Pedrosa, digo. Ele não é culpado, mas tem sido omisso. O prefeito Rafael não pode ficar omisso diante de um duro golpe contra o Carnaval de Nova Russas.
Se continuar essa marcha da insensatez, de intolerância e de perseguição ao carnaval de Nova Russas, em 2018, pode até surgir uma abaixo assinado com pedido pior ainda.
Proibir o carnaval de Nova Russas!
__________________________________________
Redator: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário