terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Editorial do Blog Professor Tim celebrando o Carnaval de Nova Russas: Chame Gente!

Editorial: Carnaval de Nova Russas é o maior espetáculo cultural da Terra do Croché!
Carnaval melhor ou maior do que o de Nova Russas só o de Salvador, e temos o mesmo espetáculo carnavalesco dos trios elétricos circulando em nossas ruas e avenidas. 
Carnaval de Nova Russas (Chame Gente)A imagem pode conter: 17 pessoas, pessoas sorrindo, textoé, portanto, o maior espetáculo da terra do croché e uma das maiores manifestações do rico patrimônio cultural, social, histórico, cultural, diversional de nossa cidade -reunindo milhares de novarussenses e da região inteira, daí ser chamado de Chame Gente.
Mais do que patrimônio material e cultural, e de ser fundamental no ethos (auto-estima) da novarussensidade, o Carnaval de Nova Russas atrai investimentos e dinheiro da região inteira -pois é o único realizado nos Sertões dos Inhamuns, na versão trio elétrico com as pessoas pulando nas ruas com muita alegria.
Daí uma certa preocupação de um determinado Abaixo-Assinado entregue ao Ministério Público (MP)A imagem pode conter: texto, assinado por alguns cidadãos (alguns vinculados ao fundamentalismo religioso), de mudar alguns itens e aspectos históricos do nosso carnaval, que vem sendo feito assim há décadas.
Algo que não tem lógica. O Carnaval, em qualquer parte do mundo é atemporal e não tem regras temporais, tendo apenas hora para começar. 
Quem pode dizer ou quem vai determinar que o Carnaval de Salvador, que tem que começar mais cedo por causa de importunar determinados moradores da orla e das suas avenidas.
Tal abaixo-assinado/petição mereceu do cidadão e patrimônio intelectual de Nova Russas, Gonzaga Mourão (ex secretário de Educação de nossa cidade), uma dura resposta:
Comenta-se na cidade e com certa preocupação que um certo "cidadão" está promovendo um abaixo assinado tentando conseguir a proibição do TRIO ELÉTRICO de parar em frente ao ZABUMBA. Já sabemos de alguns "NÃO" recebidos. O zabumba ainda é o bloco mais antigo em nosso carnaval. Por isso mesmo amado e admirado por muitos e pirseguido por uma minoria.
Lamentável que ainda existam pessôas deste nível.
Tudo bem que os referidos cidadãos tem o direito de buscar seus direitos, mas tem que ver a temporalidade do carnaval e que ninguém pode mexer numa festa popular. 
Até proponho que o tempo de permanência na Rua General Sampaio seja menor, mas é fundameantal a parada do Trio Elétrico em frente á sede do Bloco Zabumba -um dos blocos mais fantásticos e dos mais tradicionais, com sua tradicional queima de fogos.
#Mas polêmica à parte, sob a organização dos geniais Valcélio do Paredão (Secretário de Cultura) e do seu Sub Secretário (Odrilei)#, o Carnaval Chame/2018 será o maior da história. As bandas já foram definidas para o maior dos carnavais que vamos ver.
Viva o Carnaval dos Carnavais: Chame Gente.
Agora é só preparar a fantasia e partir para a folia!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário