terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Artigo do Blog Professor Tim refletindo sobre o artigo do Professor Reginaldo, inspirado em Cazuza, criticando nomeação de Denílson e de outros no governo Rafael!

Reginaldo Silva acertou no conteúdo, mas errou na substância da análise do artigo inspirado em Cazuza sobre nomeações do governo Rafael!
Algo como na Metonímia da Língua Portuguesa: trocou o todo pelo conteúdo!
Ou a análise cartesiana (divisória) apenas das partes na Psicologia Gestalt.
Em um belo artigo capaz de ser lido de um só fôlego, dada a boa redação do começo ao fim, o professor Reginaldo Silva, em seu artigo (O tempo não pára), inspirado em Cazuza, criticou as nomeações do vereador Denílson para a Chefia de Gabinete do prefeito RafaelResultado de imagem para fotos e imagens dos vereadores de nova russas e do prefeito rafael - blog professor tim -que havia ocupado o mesmo cargo 25 anos atrás.
A própria crítica à nomeação de Denílson, um quadro antigo da nossa política, bem como de Totonho Rosa (Educação) e de Chico Rosa (hoje na Agricultura), para Reginaldo Silva é uma falta de renovação política e nos quadros políticos do nosso município:
Em 1992, a dupla Acácio e Adalberto, com o slogan Nova Russas da gente, ganhava o primeiro embate contra Dioguinho. No ano seguinte, faziam parte da administração do prefeito eleito, Denilson, como Chefe de Gabinete, Tontonho Rosa, como secretário de Administração e Finanças e Chico Rosa, ex-prefeito, era uma espécie de super secretário, um comandante institucional que orientava e gerenciava as demais pastas. A exatos 25 anos, os três ainda permanecem como secretários do prefeito Rafael Pedrosa. Denilson volta ao mesmo local onde iniciou sua carreira política, Tontonho Rosa, agora ocupa a pasta da Educação e Chico Rosa comanda a Agricultura.
Em outro paráfrago, Reginaldo chega a culpar a própria juventude pela falta de consciência e de ousadia para mudar o atual sistema de poder, que favorece sempre os mesmos:
Não os culpo por estarem ocupando cargos estratégicos, muito menos os incrimino. Mas, não posso deixar de fazer algumas ponderações em relação a nossa juventude. A grande maioria dos nossos jovens preferiu seguir a manada da mediocridade, ignorar o debate político, ficar as margens das decisões e se acomodar no campo mediano das ideias. Faltou ousadia, coragem para apontar novos caminhos e visão para fazer algo diferente. Assim, como na travessia do rio Mara, só experimentam as belas pastagens, os gnus e zebras que conseguem atravessar o rio.
A importância do artigo do Professor Reginaldo Silva, que conhece bem a política local, é importante, mas merece alguns reparos. 
Denílson, Chico Rosa e Totonho Rosa são quadros tradicionais do Grupo EMPA -Grupo que se renovou e continua no poder com Rafael Pedrosa.
O próprio Washington Pedrosa, quando Chico Rosa ganhou a eleição de prefeito (1988), fazia parte do Grupo EMPA, mesmo que tenha rompido com Chico no meio da campanha eleitoral para apoiar o tio: Xavier Farias.
Mais. Washington, chefe do setor rural do Banco do Brasil (Agência do Ipu), era uma espécie de guru financeiro do Grupo EMPA (grupo de elite empresarial e econômica), ajudando a liberar projetos dentro do banco em que trabalhava.
Quando a Denílson ser nomeado novamente Chefe de Gabinete, é porque é um cargo político e de livre nomeação do prefeito -a quem Denílson é um dos principais aliados na Câmara-, e ele tem habilidade e conhece bem aquela pasta importante do Executivo.
Vou dizer mais. Se o professor Reginaldo Silva, entre outras personalidades, com suas inteligências intelectuais, tivessem passado mais tempo na oposição ou na formação consciente dos jovens, talvez o Grupo EMPA não tivesse voltado ao poder político.
Quem se insurgiu contra o Grupo EMPA foi o ex prefeito Marcos AlbertoResultado de imagem para fotos e imagens dos vereadores de nova russas e do prefeito rafael - blog professor tim, fazendo uma grande gestão, mas se perdendo no sectarismo e no radicalismo político, não sendo um profissional da político quando comandou o Poder Executivo.
Valeu o tempo não para, como artigo reflexivo, mas o Grupo EMPA será sempre um museu de velhas novidades na política local, a não ser que novas lideranças independentes com são Júnior Mano e outras, possam conquistar a Prefeitura de Nova Russas em 2020!
Mas o certo é: Grupo EMPA parou Nova Russas no tempo!
________________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário