domingo, 14 de janeiro de 2018

Coluna Editorial do Blog Professor Tim sobre a Pediatria Guaraciabense do Dr. Rafael condenada por Hipócrates!

Editorial: Pediatria do Dr. Rafael em Guaraciaba seria reprovada por Hipócrates!
Quando se trata de Medicina o nome de Hipócrates é sempre a principal referência por ser o Pai da Medicina Ocidental, mas a maior referência hipocrática quanto aos profissionais de Medicina é o Juramento de Hipócrates -princípios éticos fundamentais nas atividades profissionais do regramentos necessários aos esculápios ou médicos.
#Trago Hipócrates ou Juramento de Hipócrates para a questão central, não como embasamento histórico, mas como balizamento ético de que Hipócrates, pelo menos no mérito,  não concordaria a prioridade pediátrica de atendimentos particulares pagos do Dr. Rafael Pedrosa# (um dos melhores pediatras do Ceará) para as crianças de Guaraciaba, enquanto as crianças de Nova Russas precisam sempre de um pediatra.
<A Inspiração hipocrática nasceu de uma postagem do facebookiano prefeito Rafael>A imagem pode conter: 2 pessoas, texto, na página pessoal (Facebook), dizendo que ganha dinheiro honesto e suado das suas atividades de médico, e, como ele é pediatra, por meio de consultas pagas pelos pais de crianças de Guaraciaba do Norte e de outras cidades da região.
Nada contra o Dr. Rafael ganhar dinheiro como excelente médico pediatra que é, mas é preciso primeiro melhorar totalmente a saúde das crianças de Nova Russas, que estão sempre doentes e sofrendo com a falta de médicos pediatras e de outras especialidades. Refletindo na carência de nossa saúde pediátrica em vários aspectos.
Um problema muito gravíssimos é que muitos partos de nossas grávidas/gestantes são feitos em hospitais de Crateús, criando não apenas um problema de saúde da gestante da maternidade, mas demográfico. Como as crianças que nascem nos hospitais crateuenses são imediatamente registrados com registro de nascimento de Crateús, resultando em perda de habitantes para Nova Russas no mapa do Censo.
Até agora a compra do prédio e a reforma sonhada do Hospital Municipal Jose Gonçalves Rosa ainda não saiu do papel e as condições do HMJGR não são das melhores. Há deficiências tanto no setor clínico, quanto na questão de estrutura medicamentosa, médica e estrutural daquela unidade hospital tão importante.
Evidenciando, além do HMJGR, outros problemas básicos nos PSF e outras unidades da saúde básica, ainda não resolvido na gestão do prefeito que é médico. Problemas que são sempre denunciados, como falta de médicos, de medicamentos básicos e outros insumos vitais para o bom atendimento de uma saúde pública.
E o pior foi aquele video daquela ambulância superlotada com mais de 8 pacientes, entre eles uma mulher portadora de câncer no seio, que viralizou nas redes sociais e foi manchete nos vários jornais brasileiros e na midia televisa: matéria da TV Jangadeiro repercutiu muito em Fortaleza, no Ceará e no Brasil inteiro.
Quadro gravíssimo continua passando nossa saúde pública. Continua na UTI com um quadro total de falência múltipla dos órgãos da nossa saúde pública. 
Mas nada disso sensibiliza o nosso prefeito médico.
Ele prefere consultar crianças de Guaraciaba!
Algo que Hipócrates não aceita de forma alguma!
Novo Tempo na Saúde não aconteceu...
Ainda não. Por ser médico, o Dr. Rafael deveria ter feito uma revolução na saúde. Deveria ter investido mais nos vários profissionais de medicina. Ter aparelhado o Hospital para cirurgias obstétricas e outros tipos de cirurgias. Dotado as unidades de saúde dos chamados medicamentos básicos e essenciais. 
Nada disso fez.
A nossa saúde vai de mal a pior, novamente na UTI, como no tempo de Gonçalo Diogo, só que Gonçalo não era médico. Rafael, é, sim, médico, devendo ter obrigação de ter melhorado nossa saúde em todos os níveis: primário, secundário e terciário.
Mas quase nada fez.
A Reboquiterapia, ou rebocar pacientes graves para centros de saúde mais avançados (Crateús, Sobral e Fortaleza), continua sendo uma das principais funções na nossa saúde falida e muito doente na UTI.
E não há esperança de melhorar a nossa saúde.
Novo tempo não chegou para a saúde pública novarussense!
Pediatra, mas em Nova Russas...
Luciana FrotaA imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto, em seu Facebook, criticou o fato do Dr. Rafael ter ido clinicar crianças da grotesca Guaraciaba do Norte, quando deveria, por ser prefeito de Nova Russas, era clinicar nossas crianças.
Perguntar não ofende...
Quem está chefiando o Posto de Saúde de Canindezinho? População de Canindezinho está gostando da nova chefia? existem reclamações contra a chefia ou comando do Posto de Saúde de Canindezinho?
Túnel do tempo...
Que fim levou a promessa do prefeito Rafael de inaugurar a UBS do Pantanal?
É o novo...
Sujeito lembrando que, desde criança, em 1990, Dr. Rafael sonhava sempre em ser médico.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário