domingo, 7 de janeiro de 2018

Coluna do Blog Professor Tim sobre a estreia do Estúdio Móvel do Jornal da Vale amanhã em Nova Russas.

Estúdio móvel do Jornal da Vale vai estrear em Nova Russas: Barro Vermelho. Oposição ao governo Rafael?
Como vem fazendo em outros municípios da região, o Jornal da Vale (JV: Eduardo Santos/Paulo Henrique, do meio dia às 13h00), o estúdio móvel vai estacionar em Nova Russas. Amanhã (8 de janeiro) o Jornal da Vale (Eduardo Santos/Paulo Henrique)A imagem pode conter: 2 pessoas começa oficialmente sua versão circulante, num "link" radiofônico ao vivo do Bairro Barro Vermelho -ouvindo as queixas e as reclamações de populares e da população daquele bairro em relação à administração e aos problemas locais de saneamento, estruturais, entre outros.
O que surpreende é que pela 1ª vez o chamado estúdio móvel ficará em Nova Russas, diferente de alguns do que é feito há algumas semanas, quando se foi aos municípios de Ararendá, de Ipaporanga, de Ipueiras, de Hidrolândia, do Ipu, de Poranga -municípios em que os prefeitos são rebeldes a estabelecer uma razão contratual com a Vale FM.
Mas por que o estúdio móvel agora vai ficar em Nova Russas? Seria o começo de uma firme e forte oposição radiofônica e jornalística do Jornal da Vale contra a gestão do prefeito Rafael Pedrosa (PMN), que vinha tendo um bom relacionamento, inclusive contratual, com a Vale FM e tendo espaços privilegiados e elogios por parte do Jornal da Vale.
Não se o motivo da possível guinada oposicionista do JV contra a gestão do Dr. Rafael, mas se comenta que o prefeito teria cortado o contrato que mantinha com a emissora do empresário Luiz Aguiar Vale -mania de fazer bem feito. 
Verídico o fato, de rompimento contratual, governo Rafael pode sofrer um duro bombardeio noticioso e de ataques contra sua gestão, levando-se ao conhecimento público muitas coisas erradas da atual gestão local.
Especula-se, ainda, uma possível aproximação da Rádio Vale com forças de oposição ao prefeito Rafael.
Isso tudo no terreno da especulação. Amanhã saberemos mais no Barro Vermelho.
JV será imperdível amanhã!
Todos com o rádio ligado na 95,1 FM!
Domingos Neto, Kassab e a concessão da Vale...
Todos sabemos que a concessão da Rádio Vale FM (95,1), uma das mais importantes do Ceará, pertence ao empresário Luiz Aguiar Vale -diretor presidente daquela importante emissora de rádio.
Isso é um fato líquido e certo!
Agora um detalhe  e algumas perguntas: 
A Rádio Vale FM vem cumprindo suas funções de comunicação social, de acordo com o que diz a Constituição Federal e as Leis das comunicações?
Haveria censura e ditadura da informação na Rádio Vale, impondo uma forma autoritária de se fazer rádio, o que vai ao contrário da Magna Carta e de outros ordenamentos jurídicos?
A dita Vale FM está cumprindo suas funções culturais, educacionais, de uma programação regional, com está no estatuto da fundação que a gerencia?
São perguntas que exigem resposta de quem hoje comanda a mais moderna e tecnológica rádio do interior do Ceará.
Respostas no sentido negativo, caberia, sim, um pedido de cassação da concessão da Vale e entregar a uma associação ou outra fundação para fazer um verdadeiro papel cultural, educacional e democrático no meio rádio.
O competente Ministro das Comunicações (e um dos maiores prefeitos da história de São Paulo), Gilberto Kassab, filiado ao PSD -partido que é representado no Ceará pelas lideranças Domingos Filho, deputado federal Domingos Neto e o ex prefeito Marcos Alberto- poderia decidir sobre a questão da Vale FM.
Relações trabalhistas na Vale FM...
Como é sempre mania de fazer bem feito, e para sempre atender bem os ouvintes, a programação da Vale FM é feita ao vivo todos os dias. Nada de programação automatizada.
Isso aumenta a carga horária de trabalho dos radialistas Paulo Henrique, Eduardo Santos, Gelson Sousa e outros, que apresentam programas na semana, nos feriados, nos dias santos e nos domingos.
Resta saber se o salário deles é compatível com que diz o Sindicato dos Radialistas Profissionais, dentro da política salarial daquela categoria.
Mais um dado: além de radialistas, trabalham como operadores e sonoplastas -o que caracteriza uma dupla jornada de trabalho.
Volto a afirmar...
Não tenho um centavo para dar ao Projeto Amigos da Vale. Quem quiser projeto social, que faça do seu bolso e não pedindo colaboração.
Aguiar é um cidadão de bem e um homem rico, podendo bancar do próprio bolso tal Projeto Amigo da Vale -direcionado para ensinar cursos e artes para jovens carentes.
Sugestão...
Peço ao Dr. George Ponte, principal liderança de oposição em Ipueiras, que coloque o jornalista Valdir Moraes para apresentar o quadro da oposição de Ipueiras dentro do JV.
Ouvi a entrevista do Valdir Moraes no JV, e foi um show. Com frases de efeito, tipo o prefeito é apenas o gerente e o povo é que é o patrão, Valdir falou muito bem.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns ex radialistas da Rádio Vale?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1989, Aguiar inaugurou a Rádio Difusora de Nova Russas.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário