quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Coluna do Blog Professor Tim sobre os 22 futuros deputados federais eleitos, colocando o nome de Júnior Mano como um dos possíveis eleitos.

Exercício de futurologia sobre os futuros 22 deputados federais do Ceará!
Fazer previsões futuras não é fácil, especialmente se não tiver o Oráculo de Delfos da Pitonisa ou não ser um profeta de Deus fazendo revelações. Não profeta das revelações divinas ou profeta de Deus, mas vou arriscar um exercício de futurologia sobre os 22 deputados federais que podem ser eleitos o Ceará, nas eleições para a Câmara Federal.
Começo logo dizendo quem não será eleito de form alguma para deputado federal. Atuais deputados Macedo, Balhmann e Aníbal (vulgo Animal) e Chico Lopes (PC do B) não se reelegem de forma alguma.
Vaidon, um suplente que virou um deputado apagado e nulidade parlamentar ao assumir vaga deixada por Moroni, não deveria nem mais concorrer, pois não ganharia nem para inspetor de quarteirão.
Outro que deveria desistir, é o outro suplente que assumiu. Paulo Henrique Lustosa, agora titular da vaga que era do ex deputado Arnon Bezerra -eleito prefeito de Juazeiro do Norte ou Juazeiro do Padre Cícero, na expressão dos romeiros e devotos do Padim Padre Ciço.
Sempre nas eleições para deputado federal surge um nome novo, uma expressão política renovada. Uma candidatura jovem e de renovação que se elege, basta ver as eleições congressuais no Ceará, desde 1982.
O nome do vice prefeito de Nova Russas, Júnior Mano (Podemos)A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e terno, que é uma liderança expressiva e tem apoios de prefeitos, de vices, de vereadores e de lideranças em mais de 20 municípios do Ceará, é um nome cotado para ser deputado federal.
Carismático e popular, Júnior Mano, pelo Podemos (antigo PTN, na coligação com o Avante e PPL), tem grandes chances de ser um dos 22 deputados federais eleitos.
Arnon Bezerra pode retornar à Câmara por meio do seu filho, Pedro Augusto (PTB) -que pode ser eleito com expressiva votação para a Câmara Federal, por conta do colégio de Juazeiro (muito grande) e de vários outros colégios eleitorais que votam em Arnon -alguns nos Sertões de Crateús e dos Inhamuns.
Outro a eleger o filho para deputado federal será o senador Eunício. Rodrigo (PMDB), caçula do senador Eunício, terá uma grande votação e será um dos 22 futuros deputados federais no Ceará.
A tradição familiar do poder político passar de pai para filho, vai levar mais um sucessor e herdeiro para a Câmara Federal. O filho de Zezinho Albuquerque e ex prefeito de Massapê, Antonio José (PP), está cotadíssimo para ser eleito na Zona Norte e na região de Sobral.
Outro possível eleito naquela região sobralense, trata-se do hoje deputado Leônidas Cristino -PDT. Do mesmo PDT, Mauro Filho e André Figueiredo (um deputado sério e muito atuante)serão eleitos com toda certeza.
Também de Sobral, é bem possível uma reeleição para o deputado Moses Rodrigues, do PMDB, e hoje uma liderança emergente na Princesa do Norte.
Já o PR reelege com muita facilidade a deputada de vários mandatos, Gorete Pereira. E o PRB, partido da Igreja Universal, reelege o pastor-radialista Ronaldo Martins.
Da área de comunicação social (apresentador de programas policiais), o corajoso e dinâmico Vítor Valim (PMDB) tem muitas chances de um novo mandato de deputado federal.
No PT do hoje condenado Lula, o deputado Guimarães se elegerá para um novo mandato, mas sem a votação da eleição passada.
Luizianne Lins, mesmo com as dificuldades poderia ser eleita novamente. E uma possível 3ª vaga seria disputada por José Aírton e outros candidatos petistas.
Deputado da saúde pública de qualidade, Odorico Monteiro, terá uma eleição garantida pela força do PSB.
Raimundo Gomes de Matos, principal defensor das agentes de saúde na Câmara Federal, é uma vaga certa do PSDB.
Já o Cabo Sabino poderá ser eleito novamente, caso o Capitão Wagner seja candidato ao Senado. Se forem os dois para a disputa de deputado federal, o cabo Sabino roda e pode ir para soldado raso.
Representando os Sertões de Tauá e dos Inhamuns, os deputados Genecias (SD) e Domingos Neto, do PSD, serão reeleitos com certeza.
Domingos NetoResultado de imagem para filho do Moroni é candidato a deputado federal é um jovem inteligente, carismático e filho de uma das maiores lideranças políticas do Ceará: Domingos Filho.
O DEM deve emplacar dois deputados federais. Danilo Forte terá uma grande votação ao lado do filho do Moroni, Mosiah Torgan -evangélico da Igreja dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon) e apoiado pelo prefeito Roberto Cláudio.
As outras três vagas poderiam ser disputadas por vários partidos, lideranças e coligações. 
As outras duas vagas seriam disputadas pelo PC do B ou da Esquerda (PSOL e outros) , pelo filho do Bismarck Maia, pela coligação do Vanderley  ou outros nomes novos e surpresas  que podem surgir durante a campanha eleitoral.
Aqui foi a minha previsão para os 22 deputados federais eleitos.
Agora só faltam os votos nas urnas!
__________________________________________


Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário