terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Artigo do Blog Professor Tim sobre as críticas e o estúdio móvel do Jornal da Vale contra o governo Rafael Pedrosa!

Governo Rafael começa a ter forte e radical oposição da Vale FM: Jornal da Vale foi ao Barro Vermelho e ao Pantanal ouvir críticas da população contra o prefeito Rafae!
Enquanto manteve um contrato com a Rádio Vale FM, empresa de comunicação do empresário Luiz Aguiar Vale, o governo do prefeito Rafael Pedrosa foi poupado de críticas e sempre era elogiado pelos apresentadores do Jornal da Vale (JV) -até concedeu entrevista exclusiva e as boas ações de seu governo eram sempre divulgadas.
A decisão do prefeito Rafael de romper o contrato (final do ano passado) que tinha com a Vale FM levou a uma reação radical. 
O Jornal da Vale (Eduardo Santos/Paulo Henrique)A imagem pode conter: 2 pessoas, com link/estúdio móvel, deixou de elogiar o governo e passou fazer duras críticas, ouvindo as populações e populares sobre problemas diversos e com críticas -algo que não era feito antes, por conta da existência de um contrato que garantia o silêncio da Vale FM sobre a gestão.
A Rádio Vale esteve nos bairros (Barro Vermelho) e Pantanal para ouvir as populações dos dois bairros a respeito de problemas e de críticas em relação à gestão do prefeito Rafael. 
No Bairro Vermelho, os principais problemas detectados foram a falta de saúde pública de qualidade e a falta de asfalto nas avenidas principais, além de um lixão que está nascendo até capimA imagem pode conter: céu, planta, atividades ao ar livre e natureza.
No Pantanal, fundado na gestão do ex prefeito Chico Rosa e hoje um bairro dos mais desenvolvidos, as críticas dos populares ouvidos no JV foram para a não abertura do Posto de Saúde e as falhas do setor de saúde, que não vem atendendo as demandas da população -tendo que ir ao Posto de Saúde da Cohab, que é longe dali.
A escolha dos bairros é feita por sorteio a cada edição, e o próximo a ser escolhido é o Bairro do Tamarindo -onde mais críticas da população serão dirigidas ao hoje prefeito rebelde Rafael -antes um aliado da Vale a quem eram feitos elogios para ele e sua administração.
Se a estratégia do Jornal da Vale e do diretor presidente da Vale FM, Aguiar Vale, é fazer o prefeito Rafael voltar atrás, por meio da pressão da crítica e até da chantagem de ouvir a população, pode não dar certo, como não deu certo em outros municípios da região.
Todo mundo sabe que, há algumas semanas, numa cruzada radiofônica para buscar contratos em outros municípios, o Jornal da Vale esteve nos municípios de Ararendá, de Ipueiras, de Hidrolândia, do Ipu, de Ipaporanga, de Poranga, ouvindo populares e fazendo críticas num jornalismo tendencioso e parcial, mas que não deu resultado algum.
Os prefeitos rebeldes à chantagem de fazer um contrato com a Rádio Vale FM não deram a mínima para o Jornal da Vale e nem para a Vale FM, uma rádio pouco conhecida e que não tem expressão de audiência na região. Levou porta na cara em Hidrolândia da prefeita Íris; e os prefeitos Aristeu, Toinho Contábil, Nenem do Cazuza, Sérgio Rufino (que já têm contratos com outras rádios), não querem nem ouvir falar em Vale FM, quanto mais fazer contrato.
O máximo que a Vale FM conseguiu na sua mobilidade contratual, foi conseguir um contrato com a oposição política ao prefeito Nenem do Cazuza. A oposição de Ipueiras, todos os dias, no Jornal da Vale, tem um espaço de 15 minutos -apresentado por Alex Barbosa.
Voltando a Nova Russas, e à rebeldia da Vale contra Rafael, digo. Para ter mais sucesso, tem que fechar um contrato com a oposição local liderada por Jeová Mota e por Júnior, entre outras lideranças. Se ficar ouvindo apenas populares nos bairros, e o Tamarindo foi o próximo bairro sorteado, não vai ter efeito algum.
Fica a lição comunicacional para a Vale FM!
O problema é a concorrência de outras rádios...
Se fosse em 1989, na época da Rádio Difusora, funcionava o esquema e a estratégia da Vale FM, quando só existiam ela e umas poucas rádios. Hoje, não!  Existem vários rádios em nossa região. Em cada cidade tem vários rádios (maioria FM). Em Ipueiras tem a Vox FM, tem a Macambira (AM) e a Rádio Carnaúbas: comunitária.
No Ipu do prefeito Sérgio Rufino, são vários as rádios: Regional, FM Cidade e mais duas ou três. Em Hidrolândia, se não me engano, são 3. Aqui mesmo em Nova Russas, somando com a Vale, são 4.
Pior. Ainda tem a concorrência das rádios WEB e das redes sociais.
Herói da resistência...
Prefeito de Tamboril, Pedro Calisto (PMDB)A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna, é o único prefeito da região com contrato com a Rádio Vale FM, mas sua administração andou levando Nota Zero num determinado momento de atraso contratual. 
Pedro Calixto recebeu o jornalista Eduardo Santos, apresentador do Jornal da Vale, e o apresentador de programas de forró (Charles Gomes), e os levou até o Hospital de Tamboril, mostrando que a crítica de falta de soro não tinha sentido algum.
O rádio está sendo pouco ouvido hoje em dia!
Sempre na mesma tecla...
O radialista Eduardo Santos sempre batendo na mesma tecla de que os prefeitos da região, especialmente os rebeldes, não ficam em suas cidades. Sempre falando isso aos prefeitos de Ipueiras, Nenem do Cazuza, e de Ararendá, Aristeu Eduardo -sempre citados como viajantes.
Censurados...
Professor Tim, Rogério Palhano, entre outros, continuam censurados no Jornal da Vale.
Túnel do tempo...
Que fim levou o ex prefeito de Hidrolândia Walter Marinho, que, no tempo da antiga difusora, sofria duras críticas do então deputado Moésio Loiola -apresentador do Alô Alô, Nova Russas.
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1989, só havia duas rádios na região: Difusora AM e Rádio Poty (Crateús).
_________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário