sábado, 9 de dezembro de 2017

1º Tratado de Psicologia Geral do Blog Professor Tim para todos os públicos!

1º Tratado de Psicologia geral aplicado para todos os públicos!
Ciência humana das mais importantes, a Psicologia é o estudo comportamento mental e psíquico dos comportamentos, das emoções, das ações e reações cognitivas, das mudanças de personalidades, das mutações psicológicas, da gênese dos dramas, dos conflitos interpessoais, entre outros fatores.
Diferente da Psicanálise (divã verbal) e da Psiquiatria (que usa remédios), a PsicologiaImagem relacionada é dividida em vários ramos e especialidades diferentes: Psicologia Analítica, Psicologia Criminal, Psicologia Transpessoal, Psicologia da Gestalt, Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar, Psicologia Sindical, Psicologia de Massas, Psicopedagogia, Psicofarmacologia, Psicologia Cognitiva, Psicoterapia e outros ramos especializados.
Em outras palavras. 
A Psicologia (por meio dos seus profissionais devidamente registrados no Conselho Federal de Psicologia)Resultado de imagem para fotos e imagens da psicologia, estudam comportamentos e situações psicológicas as mais diferentes: conflitos de uma greve, análise dos jogadores de futebol, do carmo religioso, reação psicológica da comunidade escolar, fatores psicológicos de uma campanha política etc.
Ampla área de estudos e aplicações a Psicologia!
Comportamentos humanos diversos...
Os drogados de crack tem um comportamento de auto-exclusão social. Ele só procura os que fumam a pedra de crack, andam sujos e fedorentos, procuram os lugares mais escuros e escondidos, dormem nas calçadas e não querem de mais nada, a não ser o crack.
Membros de seitas religiosas também se isolam nas suas crenças contra o mundo material em que vivem. Católicas e freiras se isolam em conventos para ficarem sem pecados, subirem ao céu com seus corpos sem pecados. Mesma coisa de fundamentalistas islâmicos nas suas mesquitas.
Os políticos agem assim. Ética comportamental deles não existe, achando normal brigar hoje e depois fazer as pazes com adversários, comprar votos é a coisa mal banal, prometer e não cumprir, assumir compromissos, mentir sempre e deixar a esperança nos outros.
O comportamento da prostituta é o mais aceito pelos homens. Como ela dá para todos, não discriminando, ela é melhor aceita socialmente no imaginário masculino. Diferente daquela mulher chata, fechada, conservadora, que só quer da a boceta para quem ela quer.
O pior momento comportamental para um ex jogador de futebol, um ex magistrado, um ex prefeito ou presidente, um ex servidor público, é saber que não são mais nada. Perderam a força e o poder que tinham, ninguém mais respeitando sua nova condição de inativo.
Fases do desenvolvimento infantil...
É a Psicogênese do Conhecimento (Psicopedagogia) dividida em quatro fases. Na fase sensório motora (até os 2 anos), a criança explora o mundo através dos sentidos, precisa tocar nos objetos. Toca numa maçã, mas não consegue dizer que aquilo é uma fruta.
Fase pré-operatória (2 a 7 anos) corresponde à fase da educação pré-escolar. Incluindo os estágios egocêntrico e indutivo, as funções simbólicas são representadas por símbolos: um cabo de vassoura é um cavalo, empurrar uma cadeira é um trem, embora eles ainda não mentalizem: impossível fazer de cabeça tirar uma raiz quadrada mentalmente.
A fase operatório-concreto (7 a 11 anos) a criança tem uma certa lógica do conhecimento concreto, mas não tem uma lógica mental e racional. Algo que só acontece na fase operatório formal (11 a 15 anos), ou seja, formular estratégias mentais ou produzir conhecimentos diversos.
Behaviorismo...´
Teoria de Skinner e outros, na forma radical ou não. Ficou famoso o reflexo condicionado de alguém condicionar ratos a comerem após tocarem a sineta. 
Comportamento humano condicionado que faz sentido nos comportamentos estimulados de muitos seres humanos.
Algo como o jovem ou rapaz que se excita na praia (fica de 'pau duro') ao ver passando na sua frente uma gata bronzeada de biquíni fio dental.
Psicologia da Forma...
Ou Gestalt. Pelo Gestaltismo o todo não pode ser explicado pelas partes. Exemplo: se você assistir apenas um capítulo da Novela das 8 (Rede Globo), não vai entender o todo da novela. Mesma foi do jornalista que ouve apenas uma parte do discurso de um político, depois tenta explicar o todo discurso com apenas uma frase de efeito que ele falou.
Psicologia social de massas...
Estuda os comportamentos coletivos em multidões, grupos e ajuntamentos sociais. Momento em que as subjetividades, individualidades, são trocadas por um comportamento irracional gregário. Capaz de matar, de roubar, de fazer todo tipo de barbaridade.
Comportamento muito comum em estádios de futebol ou nos comícios nazistas.
Como vencer os complexos...
Simples. Se tem complexo de baratas, perca o medo se aproximando delas. Se é tímido para falar em público, passe a falar em público e não ligue para o que as pessoas vão dizer. Se é um complexado de levar chifre e de ser chamado de corno, assuma a cornice e bote um chifre na cabeça.
Erros dos psicólogos...
Um dos principais é considerar e analisar o comportamento humano como normal e anormal, dentro do cientificismo. Exemplo: chamam de Transtorno Bipolar (anormalidade) uma pessoa, que, até 5 minutos, estava alegre, mas depois que recebeu um telefonema da namorada acabando o namoro, fica revoltado e com muita raiva.
Ora bolas! o ser humano é assim: tem momentos de raiva e de alegria.
Mas a Psicologia com suas categorias estanques não entende isso!
Uma reação psicológica que aprendi...
Estava conversando no Whatsapp com uma Psicológa da Bahia. A conversa estava mais digital e eu digitando (escrevendo) para ela. 
Depois, liguei e fiz uma videoligação, mas desliguei antes dela atender.
A Psicológica entendeu no mesmo momento.
Gravou dois áudios e mandou para mim.
Entendeu que eu queria ouvir a voz dela. 
Falar com ela.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns Piagetianos de Nova Russas?
É o novo...
Novarussense das antigas lembrando que, em 1970, terminou o Curso de Psicologia na Universidade Federal do Ceará.
__________________________________________
Autor do Tratado de Psicologia: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário