terça-feira, 5 de dezembro de 2017

1º Tratado de Antropologia Histórica sobre a busca do progresso humano no passado!

1º tratado de antropologia histórica sobre a busca humana do progresso no passado!
A Antropologia histórica é o estudo do Homem ao longo da história e fundamental para explicar o tema acima. A eterna busca humana e da Humanidade no passado para atingir o progresso material, social, econômico e politico de todos os povos e civilizações.
Isso é muito comum no imaginário humana a busca do eterno retorno ao Jardim do Éden, antes do pecado original de Adão e Eva (comeram o fruto da árvore proibida)Imagem relacionada, quando os seres humanos não precisavam trabalham, comiam as frutas que caíam das árvores e tinham tudo de graça.
É essa busca fundamentalista pelo Jardim do Éden dos tempos do Cristianismo Primitivo e dos primórdios a causa principal de revoltas e revoluções seculares e religiosas. Desde Calvino até Jesus Cristo e chegando a Antonio Conselheiro e outros líderes revolucionário que, pela via do radicalismo, reconquistar o Jardim do Éden, ou como sonhou Moisés, o profeta do Decálogo, trazer do passado a Canaã de Leite e de Mel.
O Nazismo, que tinha o apoio da Igreja Católica da Alemanha, mesmo um movimento radical secular da modernidade contemporânea do Século XX, tentou implantar o passado glorioso do passado germânico da vida religiosa e comunitária sem usura, sem exploração do homem pelo homem e sem desigualdades sociais.
Os Estados Unidos da América, maior Império militar já construído sobre a Terra, sempre em guerras santas contra os hereges do Oriente Médio, repete as Cruzadas da Idade Média para reconquistar os territórios sagrados do Oriente Médio onde Jesus viveu e morreu crucificado.
Na mesma região do Oriente Médio, vários países árabes e muçulmanos buscam, no Califado, e na leitura integral do Alcorão (texto sagrado do Islã), acabar com o secularismo, o Estado burguês e governar seus povos islâmicos com base na sharia e e em princípios do século V -quando nasceu e viveu o profeta Maomé.
Coronel Hugo Chávez buscou no passado do herói Simón Bolívar, que viveu 200 anos antes, a inspiração maior para implantar o Bolivarianismo -ou Socialismo do Século XXI. 
E o Sendero Luminoso e o Movimento Tupac Maru, no Peru, tentaram, pela via da revolução armada, reimplantar o modelo social e político dos Inca e dos Maia.
Não é mais verdade que o passado serve apenas para orientar o presente e o futuro.
Pelo contrário: o passado governa o presente e o futuro!
Sempre buscando o progresso global no passado!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário