sábado, 18 de novembro de 2017

Coluna Política do Blog Professor Tim sobre os 11 pré-candidatos a prefeito!

1ª relação de pré-candidatos a prefeito de Nova Russas em 2020 já tem 11 prefeituráveis!
Diante do grandes desgaste do prefeito Rafael Pedrosa, cujo prefeito de fato é o pai Washington Pedrosa (principal idealizador do fracassado "Consenso de Washington)", natural que sua sucessão e sua reeleição muito difícil, é natural que muitos políticos apostam que será fácil conquistar a Prefeitura de Nova Russas daqui 4 anos.
Fato explicativo do bom número de pré-candidatos e possíveis candidatos ao cargo de prefeito em 2020. Lista de possíveis prefeituráveis chega a 10 e ainda posse aumentar o número até meados das convenções partidárias para escolha oficial dos que vão disputar o Poder Executivo na eleição municipal.
O Dr. Rafael, se conseguir concluir o mandato ou se a impopularidade não for gravíssima para garantir mais um mandato, vai novamente disputar o cargo de prefeito. Se não for possível Dr. Rafael, o jovem e competente deputado (Bruno Pedrosa, do PP) pode ser uma alternativa com potencial eleitoral para a disputa municipalResultado de imagem para fotos e imagens de jeová mota e bruno pedrosa.
Sobrinho do ex prefeito Chico Rosa, o Dr. Neto Rosacomeça a se tornar um nome potencial para a disputa municipal, seja como candidato a prefeito ou como vice. Coordenando o Programa Saúde&Fé, com vários médicos atendendo voluntariamente e humanizando a medicina, Dr. Neto Rosa é candidatíssimo -até ensaiando discursos nos corredores do Hospital Municipal.
Outro nome da medicina e pré-candidato a prefeito seria o do Dr. Pedro Ximenes, uma referência do medicina em vários ramos. Dr. Pedro Ximenes tem raízes familiares em Nova Russas e já foi candidato a prefeito de Independência pelo PMDB, na eleição passada.
No Acacismo, que está um pouco fraco e muito longe do poder desde 2008, o nome do ex prefeito Acácio é sempre lembrado como um prefeiturável. Acácio foi três vezes prefeito e perdeu duas eleições apenas porque confiou demais na vitória antes do tempo e não soube escolher os vices.
Se o Acacismo não lançar candidato novamente, o nome preferido de Acácio poderia ser o do ex prefeito Chico Rosa -principal guru do Rosismo. Chico Rosa ainda apelo popular na região do Alto da Boa Vista e é hoje um nome bem referenciado na questão da agricultura sustentável e do meio ambiente, podendo ter muitos votos na área rural por causa disso.
O popular e folclórico Edilson Alves de Castro, o "Mutchatcho" poderá novamente disputar a Prefeitura de Nova Russas por um partido pequeno, mas não se sabe pelo mesmo partido de 2016.
No grupo político do vice Júnior Mano, é possível que o próprio Júnior seja um forte candidato à sucessão de Rafael Pedrosa. Júnior Mano é talentoso, carismático, inteligente e uma liderança jovem das mais promissoras na política de Nova Russas e do Ceará.
Não sendo Júnior Mano, pode ser Jeová Mota o candidato a prefeito. Jeová Mota é deputado estadual muito popular, responsável por muitas obras importantes em Nova Russas e uma personalidade do entretenimento e dos grandes eventos musicais para milhares de jovens.
Ainda com o nome bem popular e um grupo político coeso, o ex prefeito Marcos Alberto vai novamente colocar seu nome à disposição do eleitorado. Marcos Alberto, como ex prefeito tocador de obras, é sempre um prefeiturável forte e com apelo popular.
Para completar e fechar a lista dos 10 prefeiturável tem o ex prefeito de Catunda e dono da Leitão Móveis, Tony Jorge. Nascido em Nova Russas, e com o grande sonho de administrar a Prefeitura de sua cidade, Tony Jorge é considerado um pré-candidato potencial pela força do poder econômico e financeiro.
2020 ainda não chegou, mas já temos 11 pré-candidatos a prefeito, mas pela experiência, se não mudar a Lei Eleitoral, apenas 3 ou quatros deles vão até o final.
Que surjam outros prefeituráveis até 2020.
Quem ganha á e democracia e o eleitorado local!
Apoio a Queiroz não é bom para Tony Jorge...
Se for mesmo disputar a Prefeitura de Nova Russas, não será bom para Tony Jorge apoiar a candidatura de Queiroz (cunhado do prefeito Roberto Cláudio) para deputado estadual, embora tal apoio ainda não seja oficial. 
Tony Jorge teria que apoiar Bruno Pedrosa ou mesmo Jeová Mota para ter chances na política local e conseguir adesões de políticos vinculados aos dois deputados.
Outra coisa. Gosto muito do Tony JorgeA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e barba, uma pessoa do bem, empresário de sucesso, mas não sei se ele estaria preparado o suficiente para ser prefeito de Nova Russas -metrópole regional e uma cidade com muitos e complexos problemas de natureza diversa e com uma classe política heterogênea e multi-facetária.
Melhor seria Tony Jorge ser candidato a prefeito de Catunda, uma cidade mais provinciana e com menos problemas. Se Tony Jorge for candidato em Catunda, por conta da queimação da prefeita Ravenna, ganha de goleada. Acho melhor o Tony Jorge ser candidato em Catunda.
Dourado não entende de política novarussense...
Nascido nos confins de Pires Ferreira, o comerciante Raimundo Dourado (ex vendedor de guaraná Wolga/Miranda que virou um empresário emergente), sempre com a cabeça baixa acessando "sites russos" na Panificadora do Hélter Jovino (Recanto Doce), não entende muito de política de Nova Russas, como pensa que sabe.
De política de Nova Russas sabe pouco, muito menos de política brasileira -onde se tornou um fanático defensor da volta (quase impossível) do ex presidente Lula à Presidência da República.
Razão dos prefeitos eleitos não aproveitarem Raimundo Dourado como assessor político, embora ele seja uma pessoa inteligente e bem informada.
Túnel do tempo...
Que fim levou o Dr. (Dotô) Rodrigues, ex candidato a prefeito e que nunca chegou?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1972, só o MDB tinha três candidatos a prefeito: Padre Maurício, Juarez Carlos e Oscar Manchinha.
_________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário