quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre o espetacular e maravilhoso desfile cívico dos 95 anos de Nova Russas!

Passagem da Coluna Prestes celebrada no desfile cívico dos 95 anos de Nova Russas!
Fato acontecido no dia 1º de janeiro de 1926, conforme informação do historiador José Nilton Aragão, e que gerou muitas interpretações e versões diferentes, a passagem da Marcha da Coluna Prestes (coluna João Alberto) passou por Nova Russas, sendo recebida por Antonio Rodrigues Veras -que não era coronel e nem prefeito, como disseram alguns historiadores e escritores locais.
Alunos do Colégio Municipal 11 de Novembro (principal escola da rede municipal), em cima de cavalos e vestidos com os trajes militares dos revoltosos da Coluna PrestesA imagem pode conter: 1 pessoa, multidão, árvore e atividades ao ar livre, e até com uma bandeira vermelha do comunismoA imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre, lembraram importante acontecimento histórico.
Lembrança de um fato histórico espetacular!
Nossos ciclos econômicos no desfile...
Conhecido como ouro brancoA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, multidão, árvore e atividades ao ar livre, o algodão tem um ciclo dos mais importantes, cujo cuja importante empresa era a Algodoeira GomesA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, criança, multidão e atividades ao ar livre- que acabou na década de 80 do Século XX.
Os produtos feitos a partir da cultura algodoeira, dentro do ciclo produtivista, foram mostrados em grande estilo pelos alunos levando a produção algodoeira nas mãosA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas andando, pessoas em pé, casamento e atividades ao ar livre.
Queda da Torre no desfile...
Acontecimento trágico, que causou mortes de adolescentes, a queda da Torre da Igreja Matriz (1º de abril de 1980)A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco, em pé, multidão e atividades ao ar livre fez parte dos acontecimentos do desfile cívico pelos 95 anos.
Mesmo com evento católico trágico, a lembrança positiva da Festa da Padroeira A imagem pode conter: 3 pessoas, multidão e atividades ao ar livrede todos os católicos, religião majoritária, foi lembrada com entusiasmo no referido desfile.
Pequeno número de empresários...
Não foi expressiva participação da expressiva Câmara dos Dirigentes Lojistas de Nova Russas. Apenas o presidente ParadaA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre e um poucos comerciantes/empresários participaram.
Já a importante Secretaria do Meio Ambiente, à frente o dinâmico secretário Sebastião ManoA imagem pode conter: 3 pessoas, multidão e atividades ao ar livre e o MassilonA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, multidão e atividades ao ar livre e outros, participaram com faixas mostrando os avanços ecológicos e ambientais.
Um país se faz com homens e livros...
Competentes bibliotecárias da Biblioteca Odilon Evangelista AzevedoA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre, na liderança da Raimundinha e outras, desfilaram pela importância dos livros.
Ala das Personalidades...
Pessoas e personalidades que marcaram nossa história de 95 anos, foram lembrados na ala dos personagens históricosA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre. Padre LeitãoA imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre, poetisa Zilmar Mendes, tabelião Temóteo Chaves, Dr. Osvaldo Martins, Dr. Alípio Gomes, Antonio Bezerra do ValleA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre, entre outros, foram lembrados.
Dr. Rafael discursou...
No Palanque improvisado na Estação Ferroviária (bastante deteriorada e sem conservação), o prefeito Dr. RafaelA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, casamento e área interna, ao lado de vereadores e de secretários, fez um breve discurso exaltando e elogiando os desfilantes e as escolas pelo desfile cívico.
Ala dos artistas...
Todos os nossos artistas foram homenageados na ala dedicada aos poetas, aos músicos e outros grandes nomes. Sanfoneiro José AlvesA imagem pode conter: 8 pessoas, multidão, árvore e atividades ao ar livre, um dos melhores da região, entre outros, foram lembrados.
Vereador Hudson na ala da Educação Especial...
Sempre defensor da Educação Especial pela acessibilidade das pessoas com necessidades especiais, o dinâmico e competente vereador Hudson GuilhermeA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre foi destaque na Ala da Educação Especial.
Numa faixa da Escola Cornélio Rosa, tinha uma frase maravilhosa e genial sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na educação especial, combatendo-se o preconceito:A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre
Os programas educacionais mais vitoriosos, como o Mais Paic e os resultados do SpaecA imagem pode conter: 3 pessoas, multidão e atividades ao ar livre estavam no desfile, e também os nomes de grandes educadores: Paulo Freire, Zilmar MendesA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas andando, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre e Adalberto Filho.
Artesanato no Zilmar Mendes...
Mais importante escola do Bairro de São Francisco e da região periférica, vulgarmente chamado de Grupo das Almas (por ficar perto do cemitério), a Escola Zilmar Mendes fez um resgate cultural e produtivo do artesanato local.
A principal associação do artesanato, a AscronA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre (fundada pelo Padre Miguel e pela Irmã Cleide), e lindas alunas vestindo roupas do nosso croché e do nosso artesanatoA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, multidão, casamento, sapatos e atividades ao ar livre, foi um verdadeiro espetáculo artesanal.
Nossos médicos geniais que estão no Céu...
Alunos da Escola Olmir Mendes Guedes (Conjunto Pantanal) levando retratos com as imagens do Dr. Jorge, do Dr. Scarcela, do Dr. Evangelista e do Dr. JoelA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre, grandes e geniais médicos da nossa história, foi das mais aplaudidas.
Bem informado...
Por conta de um erro do texto entregue ao mestre de cerimônia, Denes Lima, de que o Dr. CléberA imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, multidão, criança, sapatos e atividades ao ar livre (médico capacitado e brilhante homenageado no desfile), teria nascido em Chaval (cidade do Piauí), Dr. Rafael corrigiu no mesmo instante.
Chaval fica no Ceará, disse o Dr. Rafael para o radialista Denes LimaA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre.
Bolo do Alfredo Gomes...
Considerada uma escola excelente, o Colégio Alfredo Gomes, por meio de um de estudantes brilhantes alunos, simbolizou o aniversário de Nova Russas (95) num bolo simbólicoA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre.
Cidades da sede e dos distritos...
Participaram do começo ao fim do desfile. Escolas estaduais (Alfredo GomesA imagem pode conter: 1 pessoa, no palco, em pé, céu e atividades ao ar livre, Escola Profissionalizante, Colégio em tempo integral Olegário), escolas municipais (11 de novembro, Zilmar Mendes, Escola São FranciscoA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, andando, multidão e atividades ao ar livre, CEI, Cornélio Rosa, Olmir MendesA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre); Escolas Distritais (Francisco Segundo de EspacinhaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre, Gildo Martins de Nova Betânia, Escolas de São Pedro).
Uma explicação, por favor...
Sobre essa bandeira do distrito de Nova Betânia. Bandeira tricolor bonitaA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre. Quer quiser explicar, fique à vontade.
Túnel do tempo...
Que fim levou a Ordem Demolay, que não foi ao desfile?
É o novo...
Chico Rosa disse que, em 1967, participou de um desfile cívico em Nova Russas.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário