segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre as críticas do Jornal da Vale a alguns prefeitos da região!

Jornal da Vale não está tão 'Paz e Amor' com alguns prefeitos da região!
Na eleição presidencial de 2002, para fugir da imagem radical de esquerdista extremo, o então candidato do PT, Lula da Silva, após indicar o empresário José Alencar para vice, criou a expressão 'Lulinha Paz e Amor' e ganhou a eleição presidencial daquele ano.
Inspirado ou não em Lula, 'Paz e Amor tem sido o lema existencial e a filosofia radiofônica principal pregada pelo benfeitor da comunicação e diretor presidente da Rádio Vale  (FM: 95,1 5 e 5 quilos de potência), Luiz Aguiar Vale, mas o Jornal da Vale FM não está tão 'Paz e Amor' com alguns prefeitos e autoridades de nossa região.
#Apresentado diariamente (segunda a sábado: meio dia/1 da tarde) pelos radialista Eduardo SantosResultado de imagem para fotos e imagens do jornal da vale fm - nova russas, apresentador âncora, e Paulo Henrique, o Jornal da Vale# começou uma guerra noticiosa/informativa contra alguns prefeitos rebeldes à programação e à política comercial da empresa, na última semana (6 a 11/11).
Carro móvel de reportagem foi a várias cidades de nossa região fazenda reportagens e entrevistas locais sobre problemas administrativos. 
Repórter/apresentador Paulo Henrique entrevistou vários populares e até autoridades municipais a respeito de problemas diversos que atravessam algumas prefeituras e com críticas aos referidos prefeitos.
A gestão do prefeito de Tamboril, Pedro Calixto, após fala de alguns populares e de denúncias contra a gestão dele (falta de medicamentos, atraso no pagamento dos tratoristas do Programa de Aração de Terras), recebeu Nota (Zero) do jornalista Eduardo Santos, ainda dizendo que ele não cumpriu compromissos.
O governo do prefeito do Ipu, Sérgio Rufino, foi duramente criticado na questão da limpeza urbana, e o radialista Eduardo Santos classificou como absurda a declaração do Major Eucir Castro, de que a Guarda Municipal do Ipu era mais organizada do que a gloriosa Polícia Militar do Ceará -PMCE.
A jovem e bela prefeita de Hidrolândia, Íris MartinsImagem relacionada, ex aliada da Rádio Vale e sempre entrevistada e elogiada na campanha eleitoral dela, foi acusada por Eduardo Santos, a partir das críticas de populares hidrolandenses,  de empregar apenas parentes na Prefeitura e da Câmara daquela cidade de não ser independente em relação ao Poder Executivo.
Se as críticas contra a prefeita Íris não foram tão fortes, foram pesadas contra o prefeito de Ipueiras, Nenem do Cazuza. Eduardo afirmou que o prefeito não mora em Ipueiras e quem administra é o cunhado dele. Disse que o povo de Ipueiras é vaidoso a ponto de ter uma sede bem moderna na Prefeitura, mas em compensação, o Hospital-Maternidade Otacílio Mota está faltando algumas coisas básicas -até mesmo lençol para os pacientes.
Perto de Ipueiras, o município de Poranga foi visitado. Foram entrevistados José Honorato e uma sindicalista, que fizeram duras críticas ao prefeito Cárlisson. O fato dos servidores da educação em greve, por atraso da Prefeitura, foi bem criticada por Eduardo Santos -que vários zeros para a gestão Cárlisson.
Com as visitas aos vários municípios e as críticas a alguns prefeitos da região, não resta dúvida, de que foi importante para a consagração do Jornal da Vale no radiojornalismo regional, mas é preciso refletir e analisar os sentidos de se criticar várias gestões municipais.
A briga por audiência é um motivo. A tentativa de expansão na busca por uma hegemonia regional na radiofonia é outro. Mas cabe perguntar: A expansão comercial pelos contratos motivou as críticas contra tais prefeituras, ainda rebeldes a terem um contrato com a referida rádio?
Se é, se foi a busca, por meio de críticas, para conseguir contratos com os prefeitos, o tiro saiu pela culatra, por alguns erros. 
Os jovens jornalistas Eduardo Santos e Paulo Henrique são talentosos e competentes, mas falta muita experiência como possuem alguns veteranos talentosos do rádio: Moésio Loiola, Rogério Palhano, Ferreira -que saberiam bater melhor no fígado e na medula dos prefeitos, especialista que são em programas sensacionalistas e polêmicos no meio rádio.
Outra coisa. As reportagens entrevistaram apenas alguns populares, o que, talvez, não foi suficiente para queimar bem  os prefeitos criticados. 
Tudo bem a correção em entrevistar populares, mas era preciso entrevistar líderes políticos e vereadores de oposição a tais prefeitos, dando amplo espaço às oposições locais.
Seira muito mais bombástico e mais midiático contra tais gestores, envolver a oposição local. Sem em Ipueiras, tivesse entrevistado o ex vereador Maurício Mourão, o ex prefeito Titico ou mesmo os cinco vereadores de oposição, teria sido melhor para atingir o objetivo.
E um detalhe radiofônico!
Hoje, diferente do tempo da Rádio Difusora (1989), em quase todas as cidades existem rádios. Ipueiras tem a Rádio Vox e a Rádio Macambira, ambas com contratos com a Prefeitura. Dr. Cárlisson, de Poranga, é "Facebookiano' e prefere divulgar suas ações no Face.
A prefeita Íris Martins, filiada ao PDT e bem avaliada gestora, tem tantas rádios quanto queira em Santa Quitéria, no Ipu e na própria Hidrolândia. 
O prefeito Sérgio Rufino é o chefão na rádio Regional e na Rádio Iracema, entre outras rádios da Terra de Iracema e da Bica do Ipu. 
Já o caso do prefeito Pedro Calixto é diferente. Tem um contrato com a Rádio Vale, mas o apresentador Eduardo Santos deu uma nota zero para a gestão dele. 
Uma nota zero sem sentido. Por mais que tenha problemas, o prefeito Pedro Calixto não mereceria uma nota zero. Nem seus adversários mais radicais dariam Nota Zero para ele.
No resumo da edição de sábado, fechar com chave de ouro a série de reportagens, relembrando as críticas, Eduardo Santos perguntou os que os tais prefeitos fizeram, e colocou uma musiquinha como resposta, que dizia:
"Nada...nada...nada...nada...nada...nada"
Entenda melhor o Jornal da Vale...
É o principal programa de jornalismo da Rádio Vale FM: 95,1 e 5 quilos de potência. Apresentado de segunda a sábado pelos radialistas Paulo Henrique e Eduardo Santos, o Jornal da Vale tem duração diária de 60 minutos com vários blocos noticiosos e informativos.
O 1º bloco (15 minutos) de informações policiais. Depois vem notícias locais e nacionais, com a participação de jornalistas (Web) direto de Brasília. Vez ou outra, tem as entrevistas: Chico Rosa e o deputado Jeová Mota foram entrevistados nas mais recentes edições do Jornal da Vale.
Finalizando tem o climatempo (sempre acima de 30 graus) e o quadro Amigos da Vale.
Erratas...
Eduardo falou o dia 31 de novembro (novembro só vai até dia 30) e trocou a expressão queda de braço por cana de braço.
Túnel do tempo...
Que fim levou o ex diretor de programação, Gélio Coelho?
É o novo...
Sujeito lembrando do tempo que o ex prefeito de Hidrolândia, Walter Marinho, em 1989, era duramente criticado por Moésio Loiola na antiga Difusora?
Colunista: Professor Tim é cientista político, blogueiro e crítico de radiojornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário