terça-feira, 10 de outubro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim contra o retorno de Tasso ao governo do Ceará.

Não tenho meu voto para dar em Tasso para governador do Ceará!
Na maior e mais carismática campanha de todos os tempos, visando derrubar a oligarquia dos coroneis no Ceará, em 1986, Tasso Jereissati ou 'Galeguim dos Oi Azul'Resultado de imagem para fotos e imagens de tasso jereissati, em torno de um marketing político muito forte, tornou-se um fenômeno eleitoral e muitos se tornaram seguidores e eleitores fundamentalistas do hoje senador e pré-candidato do PSDB ao governo do Ceará no próximo ano.
Eu fui um deles.
Mas não sou mais. 
Não voto mais em Tasso JereissatiResultado de imagem para fotos e imagens de tasso jereissati para governar nosso Estado, preferindo votar na reeleição de Camilo ou numa terceira via da Extrema Esquerda -podendo ser um candidato a governador do PSOL ou um governamentável do PSTU ou do PCB.
Não dá mais para votar em Tasso Jereissati para governar novamente o Ceará, que em entrevista ao Jornal O Povo admitiu novamente disputar o governo contra a reeleição do governador Camilo Santana (PT).
Tasso é empresário direitista e conservador, representando os grandes industriais, os maiores empresários e tem um projeto apenas empresarial de poder. Não governa para os mais pobre e nem para os setores remediados.
Mesmo que digam que ele moralizou a coisa pública e botou moral na administração cearense, equilibrando receitas e despesas, geando superávits, seus "governos das mudanças" foram marcados por um grande arrocho fiscal/tributário nos impostos elevados contra os mais pobres.
As cenas de pobres agricultores tendo seus porcos e suas caixas de tomates apreendidas pelo fisco de Tasso, e onde se cobrava imposto até de surrões de farinha e de rapaduras. Alta carga tributária jamais vista na história do tributarismo cearense, sob as ordens do coronel Tasso.
Uma das políticas sociais de Tasso, notadamente na saúde, foi a criação do Programa Agentes Comunitários de Saúde -levando o milagroso soro caseiro para salvar vidas de muitas crianças carentes e miseráveis dos sertões e do interior cearense, vítimas de doenças diversas.
Outro legado muito negativo de Tasso foi ter privatizado a COELCE para multinacionais a preço de banana, sendo que hoje a Enel (sucessora da Coelce) explora os usuários de energia elétrica com tarifas abusivas e cortes de energia após 2 meses de atraso no pagamento das contas de energia.
Associando-se a Roberto Pessoa, ao senador Eunício, ao deputado Genecias, entre outros grandes empresários, Tasso é o retorno de um poder político devotado apenas aos ricos do litoral do Pecém, aos megaprojetos empresariais, à privatização de empresas cearenses.
Que Tasso nunca mais volte ao Palácio da Abolição!
Especialmente sem o meu voto!
Terceira via dos FG?
Complicado responder, mas tem um certo sentido a pergunta acima.
Foi Tasso quem projetou os Ferreira Gomes (FG) no poder político do Ceará. Foi Tasso quem elegeu Ciro prefeito de Fortaleza (1988) e governador do Ceará, em 1990.
Depois brigou e não votou no candidato do PSDB, Lúcio Alcântara (2004), para apoiar e eleger Cid Gomes governador do Ceará.
Tasso é Ciro, Tasso é Cid, Ciro e Cid são TassoResultado de imagem para fotos e imagens de tasso jereissati, desde 1990. Quase 40 anos de aliança Tassista-FG.
Depois houve algumas divergências, mas não quer dizer que estejam rompidos para sempre.
Tudo pode acontecer, até mesmo o apoio secreto dos FG a Tasso.
Perguntar não ofende...
Tasso tem alguma participação acionária em alguns hoteis de luxo da Beira Mar e no Porto do Pecém?
Nem tão sério assim...
Senador Renan Calheiros acusou Tasso de usar gasolina azul do Senado em seu jatinho particular.
Túnel do tempo...
Que fim levou o Sirano, autor da música do Galeguim?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1950, Carlos Jereissati, pai de Tasso, votou em Getúlio Vargas.
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário