sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Artigo do Blog Professor Tim escolhendo a Doutora Lívia Cristina como a melhor Promotora de Justiça do MP em Nova Russas.

As razões para apontar Drª. Lívia e Dr. Hugo como os melhores promotores do MP em Nova Russas!
Nem ainda existia o Forum Antonio Bezerra do Valle (sede da Comarca e da Justiça), e eu já acompanhava as ações e os atos jurídicos dos Promotores de Justiça -dignos representantes do Ministério Público Estadual (MPCE)- na Comarca de Nova Russas nas duas varas de 3ª Entrância.
Doutora Solange, Doutora Maria Dolores Doth de Oliveira, Doutora Emirian, Doutor Pedro, Doutor Pablo, entre outros, fizeram um bom trabalho ministerial, mas tenho no Doutor Hugo Mendonça e na Doutora Lívia (atual titular do MP) os dois melhores Promotores de Justiça da história do Forum e da Comarca.
Na tribuna do Júri, Dr. Hugo era de uma expressão verbal e de oratória capaz de tremer os melhores advogados, ganhando julgamentos e levando à condenação vários homicidas e autores de crimes dolosos contra a vida. Outra luta forte dele era pela cidadania dos mais pobres.
O que me leva a escolher a Doutora Lívia CristinaA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé como a melhor Promotora de Justiça é sua simplicidade, sua inteligência criativa no comando do Ministério Público. Cumpre a liturgia do cargo do MP com cidadania, respeito às pessoas, compromisso com os excluídos e sem o radicalismo da judicialização extrema.
Aproximou muito o Ministério Público da sociedade de Nova Russas. Sempre participa de eventos, de seminários, de audiência pública (LGBTI), de encontros sobre a violência de gênero, de cerimônias públicas nas áreas mais diversas nos mais diversos segmentos.
Um forte da doutora Lívia é trabalhar com relatórios de informações enviados a várias entidades do movimento social, da sociedade organizada. Tratando de casos de violência doméstica, de abusos contra idosos e outros segmentos, visando chegar a conciliações extrajudiciais ou por meio de ferramentas jurídicas.
Ações pela Justiça e pela Cidadania.
Da melhor Promotora da história!
Entenda melhor o Ministério Público...
De acordo com o Artigo 129 (Constituição Federal), cabe ao Ministério Público, como órgão da Justiça, mesmo não sendo um Poder da República, zelar pela função jurisdicional do Estado. Fazendo isso, por meio de Ação Penal Pública, da Ação Civil Pública e do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), fazer cumprir os direitos sociais, individuais e difusos.Entidade autônoma de outros poderes, criado na tese de freios e contrapesos ("check and balance), o MP tem várias funções básicas: defender o patrimônio público da corrupção e da dilapidação, exercer o controle externo da atividade policial (contra abusos e torturas policiais).Sendo fundamental para a cidadania e os direitos humanos!
Defesa das crianças e dos adolescentes...
Entre as participantes do Ministério Público no VII Encontro de Magistratura, do Ministério Público e outros organismos sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, realizado em Fortaleza, com a presidência do Dr. Hugo Mendonça, a Doutora LíviaA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna esteve presente ao lado de outros promotores e promotoras.
Foi um aprendizado muito rico sobre o ECA.
Túnel do tempo...
Que fim levou a Doutora Solange?
É o novo...
Aírton Simeão lembrando que, em 1992, quando levou um tiro na perna do fascista delegado Maranguape (violento demais e acusado de vários crimes), inquérito aberto contra ele caiu nas mãos da promotora Dolores Doth -que não tinha uma visão crítica em relação ao aparelho policial.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário