segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Verdade: a graça não é de graça e as Leis do Mérito e da Capacidade, de acordo com Deus e os bons espíritos, é o que vale. Assim pensa o doutrinador José Matos.

A GRAÇA NÃO É DE GRAÇA
Pastores evangélicos, erroneamente, conceituam a graça como favor imerecido de Deus. Se isso fosse verdade Deus seria irresponsável. A graça não é de graça. É condicional, e dada de acordo com a capacidade de bom uso e de compartilhamento com seus semelhantes. Então, temos o exemplo clássico dos 10 leprosos que receberam a graça da cura por Jesus, e 9 voltaram a adoecer. Não demonstraram capacidade de conviverem de forma digna com a saúde, a começar pela falta de gratidão demonstrada ao Mestre quando, segundo relato bíblico, apenas um voltou para agradecer. Não basta querer algo. É preciso perguntar-se para quê. Muitos perderam a saúde dos rins e fígado, e estão nas filas dos transplantes, talvez, para continuar a agredir o corpo com os alcoólicos. Outros, estão nos presídios sonhando com a liberdade, talvez, para continuarem os desmandos de todos os tipos. Essa é uma das humanidades mais atrasadas do universo que não enxerga que os corpos físicos são instrumentos de aprendizagem e cumprimento de tarefas para que um dia possam atingir a condição de espíritos livres.
Somos regidos por leis, e capacidade também é uma lei. Normalmente ela caminha junto com a Lei do Mérito que manda dar a cada um de acordo com seu merecimento. A lei de Capacidade é acionada quando não se tem mérito, mas se tem capacidade para honrar a graça recebida. Ensinou Jesus: " Um rei foi viajar e chamou três empregados. A um deu 5 talentos; a outro, dois, e ao terceiro, um, de acordo com suas capacidades". Se você não tiver méritos poderá consegui-los colaborando com seu semelhante. Se não tive capacidade poderá criá-la ou aumentá-la de acordo com seu esforço em crescer, mas também poderá perde-las, se tive-las, foi o que Jesus chamou de enterrar o talento. Você não o aproveitou para crescimento próprio e nem para crescimento do seu semelhante. Então, cresça e ajude a crescer, "e tudo o mais lhe será dado de acréscimo".
A quem eu comparo esta geração? perguntou Jesus, e ele mesmo respondeu: " a crianças brincando em folguedos".
José MatosA imagem pode conter: 2 pessoas, área interna - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário