domingo, 6 de agosto de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre a transformação de Nova Russas no território sagrado de Nossa Senhora das Graças.

A fusão do comercial, do administrativo, do político, do secular, do esportivo no sagrado da Festa de Nossa Senhora das Graças!
Diferente da festa carnavalesca, em que tudo se materializa no profano, a Festa de Nossa Senhora das Graças (Festa da Padroeira), que acontece de 5 a 15 de agosto, considerada a maior da região Norte do Ceará, transforma Nova Russas no território santo e sagrado dos milagres da Mãe do Senhor e Salvador Jesus CristoA imagem pode conter: 2 pessoas.
Da mesma que Juazeiro se sacraliza na figura sagrada de Padre Cícero, santo popular dos nordestinos, Nova Russas se transforma no território sagrado de Nossa Senhora das GraçasA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, noite e atividades ao ar livre
Todas as chamadas atividades seculares e profanas do Estado ou da sociedade civil, assim dizendo, se voltam para o quadrilátero sagrado onde se realizam os eventos religiosos e sagrados de Maria.
O comércio, uma atividade profana e comercial do dinheiro, se sacraliza ao vender objetos próprios e simbólicos de Maria -como se vê nas lojas e nas barracas da Igreja Matriz.
O setor administrativo das secretarias e da Prefeitura centralizam suas ações para o espaço do sagrado e das imediações da Igreja Matriz: instalado um semáforo no cruzamento (avenida Alípio/Padre Francisco RosaA imagem pode conter: pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre, mas ainda não ligado pela diabólica Enel).
E o Arco de Nossa Senhora de Fátima, construído pelo Padre Geraldinho, localizado no quadrado sagrado dos locais das novenas, foi pintado nas cores celestiais e marianas do azul e do branco.
O poder político, como se vê aí nas presenças do prefeito (Dr. Rafael) e do vice (Júnior Mano)A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, também se sacraliza na adoração a Maria.
Até o Grupo Guerreiros do Oeste, o mais importe do motociclismo de nossa região, voltou suas atividades motociclistas para a devoção à nossa PadroeiraA imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre.
É a transformação de Nova Russas na cidade mais mariana e sagrada de Nossa Senhora das Graças.
Tudo é sagrado na Festa da Padroeira!
Abertura foi algo espetacular...
Abertura da Festa de Nossa Senhora das Graças, que está celebrando 80 anos de existência, foi uma das mais espetaculares da história.
O auge da abertura foi uma grande procissão com a imagem de Nossa Senhora abraçada e adorada por todos os grupos sociais: estudantes, Lions e Leo, associações comunitárias etc.
Saindo da Churrascaria Bela Brasa, a procissão de abertura sacramentou a ligação sagrada da imagem de Maria com a sociedade inteira na devoção e adoração a Nossa padroeira.
A chegada triunfal da imagem foi um ato de fé extraordinário da sacralidade, com o êxtase dos católicos em chegar perto ou tocar na imagem santa de MariaA imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e assistir a pregação dos padres Anderson e Zacarias.
Primeira novena é hoje...
Logo mais às 7 da noite, será a 1ª das nove novenas da Festa da Padroeira. Será celebrada pelos padres Anderson, padre Zacarias e pelo padre Adriano (Monsenhor Tabosa).
Patrocinadores da Festa...
Nos cartazes, estão lá o governo municipal, o vice Júnior Mano, algumas empresas privadas do município e da região, entre outros.
Renovação de Maria em tudo...
A força sagrada de Maria muda tudo. Tudo se renova. A banda de música e os guardas do Demutran ganharam novos fardamentos, abençoados por Nossa Senhora das Graças.
Túnel do tempo...
Que fim levou o antigo andor de Nossa Senhora das Graças?
É o novo...
Católico novarussense disse que, em 1937, assistiu a 1ª novena na Igreja Matriz.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário