segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Coluna do Blog Professor Tim a respeito de Camilo ser um clone político e de marketing do ex governador Cid.

Camilo Santana: um clone (quase) perfeito de Cid Gomes!
A questão da clonagem é um tema contemporâneo. A novelista Glória Perez, uma das mais conceituadas da teledramaturgia da Rede Globo, tratou do tema polêmico na novela "O Clone" -cujo enredo era um clone adolescente de Lucas para agradar fisicamente a Jade -namorada e paixão da adolescência do então quarentão Lucas.
Saindo da ficção para a política do Ceará, o governador Camilo Santana (PT)A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas no palco, pessoas em pé e atividades ao ar livre é um clone quase (perfeito) do ex governador Cid Gomes -padrinho político, guru e principal responsável, ao lado do irmão Ciro, da eleição dele para governador e na derrota do conservador senador Eunício Oliveira (PMDB).
Antes de explicar melhor a clonagem de Cid em Camilo, é preciso dizer. Cid escolheu Camilo porque tinha várias características parecidas com ele: mesma altura e mesmo perfil físico, mesma idade cronológica e da mesma geração, renovação do poder, ideologias políticas parecidas, discursos semelhantes etc.
Retornando à clonagem e o fato de Camilo ser clone, a minha análise se dá a partir da visita do governador Camilo a Nova Russas, na última sexta (4), por ocasião da inauguração do trecho asfalto local da CE-187, cujo palco foi montado entre o UVA e o Estádio Mourãozão.
Não vou teorizar no vazio. Meu objeto de estudo são as fotografias tiradas de Camilo durante o evento de inauguração. 
São com base nelas que eu vou provar que o governador Camilo, na verdade, não passa de um mero clone (quase) perfeito do ex governador Cid.
A própria chegada é a mesma de Cid Gomes. Chega dirigindo o próprio carro e trazendo de carona o prefeito da cidade (no caso, Dr. Rafael) e outras lideranças e parlamentares de sua comitiva política e institucional -vindos com ele de outras cidades e lugares.
Quando desce do carro oficial, não vai direto ao palanque -repetindo Cid. Sai a pé cumprimentando eleitores e beijando criançasA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo e fazendo o cumprimento tradicional do bater de mãosA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre -setor popular muito cortejado pelos políticos populistas-, abraça outros de diversas idadesA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas.
O forte mesmo de Camilo, imitando bem o Cid, é tirar fotos diversas. Fotos cumprimentando e beijando crianças, beijando mãos de senhorasA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo.
O destaque e a grande obsessão de Camilo, que lembra Cid, são os selfies e os auto-selfies. 
Tira selfies com políticosA imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, área interna, com professoras e criançasA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, com profissionais liberaisA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, noite e atividades ao ar livre
E também com sindicalistasA imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, noite, com pessoas de idade.
Nada é gratuito. Camilo toma atitudes simples e simplórias de até se abaixar, de se agachar para falar com as pessoas, para ligar e formalizar uma forte subjetividade e uma forte emoção no encontro dele com as pessoas e seus eleitores.
Faz parte de um marketing político personalizado bem planejado. 
Ganhar, pelo contato pessoal do governador Camilo com as pessoas, uma forma de manter e aumentar seus eleitores.
A mesma coisa que Cid fazia quando governador!
No palanque e no discurso repete Cid...
Até mesmo na abertura do seu discursoA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e barba: "a 1ª palavra de agradecimento que eu tenho ao povo daqui é a gratidão, repetindo isso em quase todas as cidades.
Outra coisa repetida de Cid é citar os nomes das autoridades e dos políticos presentes (prefeitos, vereadores, vices e ex prefeitos)A imagem pode conter: 4 pessoas conforme anotações dos seus assessores, mas não foi tão bem quanto seu antecessor. Chamou o vice, Júnior, de prefeito de Nova Russas.
Blogueiro estava lá...
Para analisar melhor, tive que ir aos eventos de Camilo em Sucesso e Nova RussasA imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, noite e atividades ao ar livre. Deu para observar bem e fazer boas análises.
Túnel do tempo...
Que fim levou a prefeita Ravenna, de Catunda, que não foi ao evento de Camilo em Sucesso e Nova Russas?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1987, o pai de Camilo, Eudoro, era secretário de Agricultura do governo Tasso.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário