terça-feira, 8 de agosto de 2017

Artigo do Blog Professor Tim sobre alguns mitos do Ministério Público.

Mito dos Doutores da Lei e outros mitos da divinização do Ministério Público!
A principal referência dos doutores da Lei, ou sábios das leis judaicas, foi Malaquias. Os doutores da Lei, pela condição de guardiões dos 10 Mandamentos e dos textos sagrados, eram reverenciados como semideuses na época de Jesus Cristo -Senhor e Salvador.
Representando a versão secular e moderna dos doutores da Lei, o Ministério Público, em nome de leis infra e constitucionais, agem como se fosse o sucessor dos doutores da Lei. Os promotores e procuradores de Justiça, em nome do Ministério Público (Estadual/Federal)Resultado de imagem para fotos e imagens do ministério público federal assumem uma aura sagrada e mítica.
Como a Lei é um ato sagrado dos homens iluminados por Deus, Outro mito do Ministério Público é o de que são os sábios jurídicos da sociedade, pela condição jurídica de fiscais da Lei. A aplicação da Lei acima de tudo, mesmo cometendo abusos, legitima isso.
Uma outra mitologia é o Mito da Justiça. As ações e demandas e processos judiciais organizados e realizados pelos membros Ministério Público, são feitos para ser realizar Justiça, democracia e cidadania para todos -diretamente vinculados à democracia representativa.
Para terminar. O pior dos mitos é o mito da Provocação do MP. O MP e os promotores são agem após provocação de quem de direito, por meios dos operadores do Direito. Peticionando direitos e demandas judiciárias dos seus jurisdicionados e peticionados.
Um mito que não tem nada de verdadeiro!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário