domingo, 20 de agosto de 2017

Artigo do Blog do Professor Tim criticando o autismo facebookiano em relação à nossa saúde pública.

A saúde pública vive sadia e curada no autismo facebookiano do governo Rafael, mas a realidade é totalmente diferente!
No mais conectado e facebokiano da história de Nova Russas, em que se governa pelo Facebook, a saúde está muito boas e com muitos avanços, mas a realidade não está sadia e boa assim. 
Continua na UTI respirando por aparelhos!
Tudo bem que a conquista de 10 veículos novos para a nossa saúde, sendo 5 carros para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 5 ambulância devem merecer o aplauso de nossa população e dos pacientes do SUS.
Mas para que vão servir mais 5 ambulânciasA imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre?
Praticar a Reboquiterapia?
Ou seja: remoção de pacientes graves ou gravíssimos do Hospital Municipal José Gonçalves Rosa (HMJGR) para a Santa Casa (Sobral) ou unidades hospitalares de Fortaleza (IJF), como aconteceu com a cidadã Francisca da Costa, que, picada por uma cobra saramanta, e, por ausência de soro antiofídico no Hospital, foi transferida às pressas para Sobral em estado grave apresentando sinais escuros pelo corpo por conta do veneno.
Outro fato. O cidadão João Paulo me disse que um primo dele, residente em Sítio Novo, com vários dias internado por causa de uma infeçção no pé (totalmente preto e podre, por causa de uma inflamação não sarada pelo diabetes), foi transferido tardiamente para Sobral, com risco de ter o pé e a perna amputados.
Exemplos bastam para dizer que a situação do Hospital não é boa, também não é boa o resto da saúde.
Temos uma visão hospitalocêntrica de saúde, e os pacientes sempre querem encontrar sempre um bom hospital.
Algo que ainda não está acontecendo, apesar de alguns avanços: alguns remédios não faltam, raio x e eletrocardiograma funcionando.
O vereador Teixeira, na última sessão da Câmara, denunciou que nem um hemograma está sendo e o vereador Chiquinho Diogo levantou dúvidas sobre o atendimento de dois médicos de plantão (plantonistas) em horário de pico, quando falta de atendimento na parte da manhã.
Tudo bem que o Dr. Rafael está fazendo, com recursos próprios, a construção do Centro de Especialidades Médicas (com vários médicos especialistas)A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e que vai mudar a sede da Secretaria de Saúde para um prédio maior e melhor: antiga UVA
Ou que contratou um médico ortopedistaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e um dermatologista e alguns outros médicos especialistas.
Ou a estruturação da UBS da Timbaúba e inauguração próxima da UBS do Pantanal, todos os 10 PSF com médicos (11 em breve, com o PSF do Tamarindo), mudança da Hemodiálise de Sobral para Crateús, entre outros avanços, não sejam positivos.
Claro que são!
Mas saúde não é só estrutura física. Uma boa equipe médica e de enfermagem é fundamental, especialmente ginecologista e obstetras para fazerem partos normais e até cesarianos -onde muitos deles são feitos em Crateús e batizados ali mesmo, fazendo aumentar a população crateuense e diminuir a população local.
Saúde para ser boa tem que ter remédios diversos, o soro antiofídico, a urgência e a emergência funcionando 100%. 
E a nossa sorte é que a tríplice epidemia (Zika, Chikungunya e dengue) tiveram índices diminuídos, por conta do bom trabalho preventivo do Donizete e dos agentes de endemias. Índice de infestação do mosquito baixou de 8,5% para apenas 1,2% -considerado muito bom pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Lógico que a nossa saúde não está um doente tão terminal e na UTI como esteve na gestão do ex prefeito Gonçalo Diogo, mas continua doente e apresentando sérios e graves problemas de saúde global.
É o quadro concreto e sintomático da nossa saúde -um paciente de UTI merecendo cuidados especiais.
A não ser que no Facebook do Dr. Rafael a saúde esteja bem melhor!
O autismo facebookiano da saúde não bate com a realidade!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Um comentário:

  1. Certamente Professor Tim, a realidade é totalmente diferente, Ou a estruturação da UBS da Timbaúba - dizem que está om a equipe completa, mas no site do scnes não consta nem dentista ( então não é uma equipe completa) recebe o incentivo mas não presta a população o serviço completo. Todos os 10 PSF com médicos ( não é bem assim) faltam unidades sem médico. mudança da Hemodiálise de Sobral para Crateús, (tiraram a hemodiálise - excelente, mas cortaram o ônibus que levava tb os pacientes para consultas e exames, não trocou seis por meia duzia, pelo contrario, dificultou o acesso do paciente aos outros serviços. Mascarar na internet é uma coisa, mas assim mesmo quem entende de sistemas ve que a realidade informada através deles não é essa belezura toda!!!!

    ResponderExcluir