segunda-feira, 31 de julho de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre as notícias postadas em tempo real no Ipaporanga Notícias, do radialista Gonçalinho Rodrigues.

Espetacularização em tempo real de prisões de marginais comuns no Ipaporanga Notícias: conectado ao vivo com a PM e com o aparelho policial!
Dos Blogs segmentados e virtualizados para o público fanático de notícias policias na região, cujos alimentadores e editores chefes são radialistas profissionais de vários rádios , o Ipaporanga Notícias é o mais rápido e o campeão em furos de prisões e na divulgação de fatos e sinistros criminosos.
Blog de propriedade do radialista Gonçalinho Rodrigues, o Ipaporanga NotíciasIPAPORANGA NOTÍCIAS dá as notícias em tempo real, em tempo, dando em primeira mão os fatos mais escabrosos acontecidos naquele momento.
Faz, na blogosfera, aquilo que Gil Gomes fazia no rádio de São Paulo, ou o radialista Édson Silva faz em seu Comando Realidade -apresentado na TV DIÁRIO.
Nem é preciso dizer a fonte principal dos furos de reportagem e noticioso do Ipaporanga Notícias -o mais popular e bem acessado Blog 190 da região.A imagem pode conter: texto
Gonçalinho Rodrigues  (dono do Blog e apresentador do Plenário do Povo e outros programas de rádio na Acaraú FM), é uma espécie de porta voz informal da Polícia Militar da região (7º BPM/Companhias) e dos próprios aparelhos de segurança do Estado -incluindo-se, também, a Polícia Civil e suas várias delegacias.
Partindo-se de tal princípio e fato, é o correto dizer que ele apenas noticias os fatos e as ocorrências policias, inclusive com fotos, devendo ter uma fonte 190. Sem informar detalhes.
É a versão policial dos fatos. Ponto final. Não cabe a ele questionar, levantar dúvidas sobre tais procedimentos prisionais, até porque ele não faz controle externo do controle policial e nem é membro de organizações dos direitos humanos.
Tem mais. Muito do que é registrado e postado no Ipaporanga Notícias são repassada por membros da repressão policial e dos aparelhos de repressão.
O que vale mesmo é a versão das Polícias Civil e Militar da região, nada de contraditório, ou noticiar a existência de possíveis abusos ou violações no feito à ordem nas prisões pelos aparelhos de repressão, nos mais diversos tipos de crimes e delitos dos meliantes e marginais comuns presos:
Tráfico de drogas, assassinatos e homicídios dolosos, Lei Maria da Penha, furtos e assaltos, acidentes e mortes violentas no trânsito.
Assim é o Blog Ipaporanga Notícias.
Nada informou sobre Banho de Sangue...
Embora o registro rápido na matéria sobre 6 homicídios dolosos na região do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o Ipaporanga Notícias nada ou pouco informou sobre possíveis causas dos referido sinistros.
Até porque a função do Ipaporanga Notícias é o noticiar o mais rápido possível, na briga por acessos com os outros Blogs 190 (Sertões de Cratéus, Blog do radialista Manuel Sales, Blog do Radialista Denes Lima), entre outros.
A informação é apenas um detalhe.
No caso da morte do jovem drogado, Bruno, à bala em Nova Russas, na avenida Oriel Mota, ateve-se apenas ao passado de pedófilo dele (estupro de vulnerável), mas não se vinculou uma suposta morte ao tráfico de drogas -que tem muitas vítimas na região.
Algo noticiado do mesmo jeito sobre o brutal assassinato do meliante Kiboa -presidiário no regime semi-aberto e acusado de vários assuntos, ou sobre a morte da jovem Daiana -segundo o Ipaporanga Notícias teria participado do assalto contra o inspetor da Polícia Civil, mas não deu uma possível versão para o crime hediondo.
Sobre a comerciante de Novo Oriente, Nilda, esposa de um vereador, morta por um pistoleiro de cara limpa com vários tiros no rosto (simbolizando uma desfiguração da identidade), não foi apresentada versão alguma sobre as causas ou motivações do referido crime.
Muito menos o trágico fim do presidiário Rafael, acusado e roubo de motos e tráfico de drogas, em Ipueiras, assassinado por moto-pistoleiros, não se deu versão alguma, preferindo esperar pela polícia civil e seu inquérito policial.
Noticiar mais rápido é melhor do que informar!
Mais mortes em Santa Quitéria...
Foi uma notícia bem quente no Ipaporanga Notícias, mas não se disse nada de possíveis causa mortis de marginais no Bairro Pereiros -zona urbana-, como a do 'Catraca'.  Nem a versão de uma possível guerra de facções criminosas, o Gonçalinho Rodrigues quis comentar.
Apenas a versão policial dos fatos...
Noticiou-se, no Ipaporanga Notícias, a prisão de um jovem infrator do trânsito (Stefany) por membros do Raio, mas nada se comentou se a prisão feita, na região da avenida Progresso, foi feita do que preconiza o Estado Democrático e a polícia cidadã.
Registrando-se prisões de traficantes...
Apenas pela via da garantia da ordem pública e segurança das pessoas, mas sem qualquer questionamento á nova Lei de Entorpecentes, que prende até o usuário, tem feito o Ipaporanga Notícias.
A prisão do traficante Adail (natural de Santa Quitéria), após estouro de uma 'boca de fumo' no bairro de São Francisco, foi uma ocorrência policial registrada.

Velhos conhecidos da PM...
Em primeira mão, as prisões do 'Desenho' (regressão cautelar ou quebra de regime prisional em Ipaporanga), do Mosquito e do Diego (furtos e outros crimes) foram noticiados no Ipaporanga Notícias.
'Mosquito', velho conhecido da PM, deixou a menoridade para ser um preso 'di maior' no sistema penal -para alguns, mesmo marginal, trata-se de uma vítima do sistema, sendo preso ao lado do Diego Satanás -pelo furto de um violão de famoso músico  e cantor de Nova Russas.
Vítimas sociais, também, do capitalismo excludente nos sertões da miséria, os marginais Gago e Pombinha -agora vendo o sol nascer quadrado no cadeião de Crateús.
Detalhe: os apelidos Mosquito e Pomba são formas de animalizar os animais e que não tem direitos.
Maria da Penha superlota as cadeias...
Pelos menos dois casos, mas sem criticar a ilegal e inconstitucional Lei (feminista) Maria da Penha, o Ipaporanga Notícias registrou.
Um dois casos foi a violência doméstica e sexista do agricultor Michel, que, em Tamboril, agrediu a própria esposa.
Estuprador no xadrez...
Mestre de Obras, Roberis, após condenação judicial a uma pena grandiosa (14 anos) por acusação de estupro de vulnerável, ou seja, menor de 14 anos, está nas grades.
Linguagem Policial...

.
Gonçalinho Rodrigues, em seu Blog (Ipaporanga Notícias) usa a mesma linguagem policial: elementos, indivíduos e meliantes; devidos procedimentos cabíeis; PMs agiram rápido; conduzido à delegacia de polícia civil etc.
Desacato não é mais crime...
Foi noticiado que um certo Arthur Ferreira, em Guaraciaba, foi preso por desacato às autoridades policiais. Segundo a Convenção de São José (Costa Rica) não existe mais o crime de desacato, e o Brasil assinou tal convenção.
'Peixeirada no pé'...
Sargento Egílson, hoje na reserva remunerada como praça reformado da gloriosa Polícia Militar, foi lesionado por arma branca (peixeira) no pé direito, mas nada se informou sobre as agressões de populares contra o principal acusado: Antonio Barbudo.
Mais informações do acidente em Nova Russas...
O Ipaporanga Notícias informou em tempo real, mas tem outros detalhes não informados. O jovem atropelador das vítimas (Augusto Virgínio, Orlando Mototaxista e a Eliete filha do guarda Veloso), é Ray Linhares -acadêmico de Direito e vinculado a tradicional família da região.
O local do acidente foi na avenida Alípio Gomes, entre a Praça da Estação e a Estação do Trem -onde o carro dele ficou preso na calçada.
O motorista embriagado ficou no local, e as vítimas mais graves estão sem risco de vida, graças a Deus, mas as motos deles barroadas não prestam mais para nada.
Foram feitos os devidos procedimentos e o motorista foi solto de acordo com a Lei.
Que se lixem os gramáticos!
Ipaporanga Notícias noticia rapidamente as informações policiais e não saber de enquadramentos e devidos procedimentos gramáticos.
Não importa escrever "Pitzaria" em vez de Pizzaria, trocar se quer por sequer, acessor em vez de assessor, numca por nunca, ou enchergando por enxergar etc.
Nada de fazer as pazes com a gramática.
É o novo...
Sujeito lembrando que é fã do Gonçalinho Rodrigues no rádio, desde 2000.
Túnel do tempo...
Que fim levou os fãs do Gonçalinho Rodrigues no rádio de Ipaporanga?
__________________________________________

Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário