quarta-feira, 19 de julho de 2017

Coluna do Blog Professor Tim a respeito do debate do Distritão no Jornal Seara.

Matéria do Blog do Luís Augusto pautou e 'bombou' no Jornal Seara!
A junção multimidiática de várias midias tem sido fundamental no mundo atual de informação em tempo das redes sociais e das novas midias digitais. 
O rádio, notadamente seus programas jornalísticos, faz isso muito bem ao se juntar com as redes sociais do Facebook e da blogosfera.
Foi o que fez muito bem o radialista e apresentador do Jornal Seara (segunda a sexta: meio dia/duas da tarde), Luís AugustoA imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna, ao fazer de uma postagem de seu blog a respeito do Distrito, a pauta central e principal da edição do Jornal Seara desta quarta: 19 de julho.
Assunto que bombou no Jornal Seara.
Sobre o título de "Reforma Política: algumas informações sobre Distritão, uma prestação de serviço do Blog, em forma de perguntas e respostas, a matéria foi muito bem fundamentada e conceitual para explicar muito bem as diferenças negativas do Distritão e de outros modelos de democracia representativa e eleitoral, tal matéria mereceu comentários de Luís Augusto e do Professor Tim, entre outros.
Começou falando de aspectos negativos e positivos do sistema proporcional de votos, de se atingir ou não o quociente eleitoral, surgindo até o 'Efeito Tiririca' de um bem votado eleger outros menos votados -exemplo citado como uma das incongruências do falido sistema proporcional, embora com qualidades.
Foram citados exemplos do sistema distrital, na sua forma mista ou pura, em que os países e os estados são divididos em distritos regionais -podendo eleger um representante por cada distrito, sendo que o mais votado conquista a cadeira parlamentar estabelecida distritalmente.
Mesmo parecido com o sistema distrital, a matéria explicou muito bem, o distritão é diferente. Um estado como o Ceará passa a ser apenas um distrito, com 22 vagas a serem disputas, ou São Paulo que, no seu distritão, terá direito a ter 70 cadeiras parlamentares.
Foi uma matéria bem informativa e bem explicada sobre os males do distritão no nosso sistema eleitoral representativo, que só existe na Jordânia e no Afeganistão.
Uma verdadeira ditadura dos grandes partidos!
Fatos e assuntos do Jornal Seara: Distritão e sistemas eleitorais representativos, questão da extinção do TCM, audiência pública a respeito do pagamento da aração de terras do programa Hora de Plantar (Prefeito Rafael e associações comunitárias diversas) etc.
Comentário muito bom do Luís Augusto...
A questão de injustiça é um problema de falta de organização, de disciplina, do não cumprimento das leis, pior quando fecham comarcas no interior do Ceará, e eu queria dizer outra coisa mas é isso mesmo a realidade dos fatos objetivos da nossa situação de Justiça.
Culpa dos políticos que, na democracia representativa, são eleitos para as funções de controlar e gastar bem nossos recursos, ou do Poder Judiciário e de uma justiça inacessível aos mais pobres, que preferem o escárnio de eventos profanos, são os braços e as pernas de tais patifarias da injustiça".
Mais um bom comentário de Luís Augusto...
"Nessa Nova Russas cada um faz o que quer no espaço pública, muitas vezes com a omissão do poder público: urinam, defecam, até mesmo serão capazes de fazer sexo com animais nas vias públicas sem qualquer punição, sob as vistas grossas de quem era par combater".
Em tempo real...
Repórter Luiz Sousa sempre em cima das notícais em tempo real, como o caso da derrubada de um poste na Rua Francisco Lopes -Bairro de São Francisco.
Túnel do tempo...
Que fim levou o projeto da Câmara sobre a redução da Taxa de Iluminação Pública?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1970, Macaco Tião foi eleito no sistema proporcional.
________________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário