segunda-feira, 24 de julho de 2017

Coluna do Blog Professor Tim defendendo uma nova bancada para o Jornal A Notícia do Ceará.

Defendo uma bancada do A Notícia com Palhano, Cícero Messias e Tiago!
Quando o time está perdendo tem que mudar os jogadores e o próprio treinador, vale, assim, para justificar e pedir uma mudança na atual equipe de apresentadores do Jornal A Notícia (10 da manhã ao meio, em cadeia da Voz Ativa com várias outras rádios da região e do Ceará).
Formada atualmente por Reginaldo Marques (apresentador âncora), o Jornal A Notícia vive um dos seus piores momentos. Carlos Henrique, com sua voz grave, é melhor para locutor de programa musical. Emanuel RodriguesA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas é um ótimo sonoplasta, mas nunca deu certo como locutor noticiarista.
Reginaldo MarquesA imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, embora apresente certas qualidades de radialista, está forma de forma radiofônica. Estava há muito tempo sem comandar programas de rádio, especialmente programas jornalísticos. Não vem sendo um craque do rádio como apresentador do Jornal A Notícia.
Está sem pique. Não faz e nem estabelece as regras dos grandes comunicadores do rádio. Não pratica o populismo radiofônico: BG impactante, não bate na mesa, não faz comentários polêmicos. Seus comentários são fracos e não sensibilizam os ouvintes do seu programa de rádio.
Tudo porque Reginaldo Marques, que é burocrata federal do INSS, não tem tempo. Trabalha de segunda a sexta no INSS, e não tem tempo de preparar as pautas do A Notícia. Daí que não consiga ser competente e nem esteja nos melhores dias como apresentador do A Notícia.
Razões para se pedir novamente a saída da atual bancada e sua substituição por Rogério Palhano -um dos grandes nomes do radiojornalismo com sua Mesa Verdade, sempre campeão de audiência nos programas que comanda, por Tiago Rodrigues (pequeno gênio do jornalismo regional) e pelo radialista Cícero Messias -muito bom e polivalente em diversas áreas do trabalho radiofônico.
Sobre Cícero Messias, gostei muito de sua participação na edição do sábado 22, quando deu um show de radialismo bem informado e participativo. Cícero MessiasA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé fala muito bem, não gagueja e comenta muito bem os fatos jornalísticos da região e do Ceará.
Que se mude logo a bancada do Jornal A Notícia, colocando Rogério Palhano, Tiago Rodrigues e Cícero Messias como apresentadores do referido jornal radiofônico. Quem vai ganhar com isso são os ouvintes do A Notícia e da rede de rádio formadora da cadeia.
Palhano, Tiago e Cícero Já no A Notícia!
Temas requentados da midia: Como Reginaldo Marques não tem tempo, e os outros dois pouco entendem de jornalismo radiofônico, grande parte dos assuntos veiculados no A Notícia são apenas notícias velhas e requentadas em outras rádios e meios de comunicação da região.
Exemplos: Decisão do TJCE sobre servidores do Ipu, alto custo da segurança da prefeita de Alto Santo, insegurança e violência em Santa Quitéria, PEC de extinção do TCM, Reforma da Câmara de Nova Russas e outros assuntos bem requentados pelos setores midiáticos etc.
Principais problemas do A Notícia...
Quase zero de audiência e participação quase inexistente de ouvintes, chiadeira que não acaba nunca, notícias sem vinculação com a realidade dos ouvintes, comentários fracos do Reginaldo Marques etc.
Melhor momento do A Notícia...
É o quadro fixo, Momento da Cidadania. Apresentado pelo inteligente e competente jornalista, César Venâncio, abordando de maneira didática e informativa, temas constitucionais e dos direitos de cidadania do povo do Ceará e da nossa região. 
Audiências de custódia foi um dos temas jurídicos em pauta.
Mas não gostei do tema da Lei Maria da Penha. Uma lei feminista ilegal e inconstitucional, que não é boa e só piora as relações de gênero no Brasil
Está em 'Cabeça da Onça'...
Grotão rural de Novo Oriente, uma das melhores audiências do A Notícia.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns ex ouvintes do A Notícia?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1980, único programa de jornalismo da região era o Cidade Aflita.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário