quinta-feira, 20 de julho de 2017

Artigo do Blog Professor Tim sobre a superioridade política dos Irmãos FG sobre Tasso e Eunício.

Não há como não dizer: os Irmãos FG são superiores politicamente a Tasso e Eunício!
Em qualquer atividade humana, há sempre os mais capacitados e os menos capacitados, os mais superiores e os menos superiores, não sendo diferente, assim, tal diferenciação na política -considerada uma das mais difíceis e das mais complicadas atividades do Homem.
É o preâmbulo para definir a superioridade política dos Irmãos Ferreira Gomes (FG), Ciro e Cid GomesResultado de imagem para fotos e imagens recentes de cid e de ciro gomes, em relação aos senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB) -principais adversários e principais concorrentes na disputa pela conquista e hegemonia política do Palácio da Abolição.
Mas como provar a superioridade política dos FG?
Pelos fatos políticos de ambos.
Um fato importante é que Tasso e Eunício, como empresários que são, fazem política visando apenas seus interesses empresariais e sem uma visão social, diferentes de Ciro e de Cid -profissionais liberais e com uma forma política de inclusão dos mais pobres.
Outro fato é que Cid e Ciro, mais especialmente o ex ministro da Fazenda, fazem política 24 horas. Políticos profissionais que sabem operar a política objetiva (institucional) e subjetiva (pessoal) tanto na escolha dos candidatos quanto no fazer da campanha eleitoral e vencer as eleições.
Exemplos são muitos.
Escolha da chapa para o governo do Ceará foi bem isso. Enquanto a chapa de oposição tinha 3 sexagenários (Eunício, Roberto Pessoa e Tasso), respectivamente, governador, vice e senador, os FG escolheram uma chapa bem mais jovem e bem mais carismática.
Formada por Camilo Santana (praticamente bem mais jovem do que Eunício), Mauro Filho (colocado para perder na combinação com Tasso) e Izolda -com idade de ser filha de Roberto Pessoa, seu concorrente na vice. Todo mundo sabe o resultado final da eleição com a vitória da chapa comandada pelo governador Camilo.
Nunca é demais relembrar outro fato, mas na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, também no montagem de chapa. Como o Capitão Wagner era do setor da repressão e da segurança pública, e era muito forte contra a reeleição do prefeito Roberto Cláudio, os FG fizeram o seguinte.
Tiraram um nome também da repressão, muito conhecido em Fortaleza e com várias disputa pela Prefeitura, que foi o caso de Moroni Torgan -tirando votos dos eleitores comprometidos com a questão da segurança pública e da luta contra a violência urbana do bandidos.
Deu certo: Roberto Cláudio foi reeleito!
Voltando muito tempo no tempo, cito um outro exemplo da eleição para prefeito de Fortaleza. Ciro Gomes, então candidato do PSDB e do governador Tasso, em 1988, derrotou o maior fenômeno populista do rádio e da política de Fortaleza: radialista Édson Silva -candidato derrotado do PDT.
Como Ciro derrotou Édson?
Usando vários métodos, corretos ou condenados!
Sejam a força da máquina do governo do Ceará, a corrupção eleitoral e outros. Mas o forte mesmo de Ciro foi a retórica e o extremo populismo e uma arte genial de campanha eleitoral. Ciro, quando chegava nos trens lotados da Jurema e de outras regiões, abraçando a todos, já tinha uma claque preparada para bater palmas e gritar seu nome.
O que torna superior mais ainda os FG é o pragmatismo heterodoxo. Não ficam presos a uma ideologia partidária e política fixa. Mudam de acordo com o momento e com sentimentos popular. Aliado de Lula quando preciso for, adversário quando o povo o quer assim.
Dando um salto no futuro, 2018 pode ser uma nova vitória dos FG. A chapa deles com Camilo (governador), senadores Cid e André Figueiredo, e mais o Zezinho Albuquerque -dono da Assembleia- na vice, pode ser muito forte e derrotar novamente as oposições empresariais de Tasso e de Eunício.
O vice, ZezinhoA imagem pode conter: 2 pessoas, tem muita força política. Tem apoio da maioria dos 46 deputados estaduais e de muitos políticos do Ceará, reforçando a chapa executiva dos FG para o governo do Ceará.
Agora um aspecto negativo dos FG. Tratam os adversários de maneira muito dura e pesada, a ponto de alguns deles nunca mais aceitarem qualquer tipo de aliança com os FG. Se fossem menos sectários em tal aspecto, fariam muito mais sucesso na política cearense e brasileira.
Negatividade que não tira a enorme vantagem superior deles sobre Tasso e Eunício.
Detalhe final: Ciro foi é será presidenciável e os outros nunca foram!
_________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário