sábado, 15 de julho de 2017

1ª análise conjuntural da eleição para deputado estadual e deputado federal em nossa região..

Uma análise conjuntaral da política dos deputados na nossa região!
Estamos em julho de 2017, faltando pouco mais de 1 ano para a futura eleição de deputado estadual e de deputado federal em 2018. Como analisar a conjuntura política dos possíveis candidatos a deputado estadual ou a deputado federal, nas próximas e futuras eleições de 2018.
É o que vou fazer na análise conjuntural.
O deputado estadual Jeová Mota terá uma situação não muito fácil. Perdeu várias prefeituras (Nova Russas, Tamboril, Santa Quitéria) e alguns políticos aliados, como o ex prefeito Gonçalo Diogo e seu forte grupo político -agora aliado e eleitor do deputado Queiroz (PDT).
Tem um fato positivo, porém. Dizem que ganhou apoio do prefeito de Reriutaba e de dois outros municípios da base eleitoral do ex deputado Ivo Gomes, podendo isso, e caso Mauro Filho retornar à Assembleia, com apoio dos prefeitos de Catunda, de Poranga, de Ipueiras, de Monsenhor Tabosa, poderá ser reeleito.
Situação não tão boa vive o deputado Bruno Pedrosa, que tenta a reeleição. Deputado Bruno tem apenas as prefeituras de Croatá e de Nova Russas (primo dele), e contaria, em tese, com as oposições políticas de alguns municípios: São Benedito (dinastia Brandão), Ipueiras (G-5 dos vereadores), Poranga (Bobô e outros vereadores), entre outros.
Pode até ser reeleito, Bruno Pedrosa, mas tem que trabalhar muito mais e ser mais popular junto ao eleitorado. Tem que melhorar muito para ser reeleito.
Situação boa é a do vice prefeito de Nova Russas e pré-candidato a deputado estadual, Júnior ManoA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e terno. Bem articulado, Júnior Mano vai polarizar com Jeová Mota a condição de mais votado para deputado estadual. Júnior Mano, além da expressiva votação em Nova Russas, está fechando apoios fortes em cerca de 20 ou mais municípios cearenses.
Aliado político do deputado federal Odorico Monteiro, Júnior Mano pode conseguir importantes colégios eleitorais. Júnior Mano tem grandes chances de ser eleito para a Assembleia Legislativa, nas eleições estaduais, pois tem uma liderança jovem carismática e de muito futuro.
Já a situação da deputada Augusta Brito, vulgo 'Cabrita', vai de mal a pior. Augusta Brito não vai disputar a reeleição, por conta da candidatura a deputado federal do seu esposo e prefeito de São Benedito, Gadyel. Presidente da Aprece, Gadyel tem chances de ganhar a eleição de deputado federal.
Sem Augusta na disputa, o prefeito do Ipu, Sérgio Rufino, conforme informação do radialista Rogério Palhano, vai disputar uma das 46 vagas na Assembleia Legislativa do Ceará. Outro do Ipu, na disputa, mas para federal, será o ex prefeito Sávio Pontes -disputando pelo PSD.
Outros fatos conjunturais virão.
É a 1ª análise da conjuntura da eleição estadual e federal!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

3 comentários:

  1. Júnior Mano deputado estadual? kkkkkkk
    Só acredito vendo! Este daí não ganha mais nem pra vereador.

    ResponderExcluir
  2. Sonha Alice! kkkkk
    Este Júnior Mano já mostrou que não presta, a máscara caiu!

    ResponderExcluir
  3. Que venham as eleições de 2018

    ResponderExcluir